Araraquara

Educação nutricional para aproveitamento integral de alimentos é tema de TCC de Nutrição da Uniara

Educação nutricional para aproveitamento integral de alimentos é tema de TCC de Nutrição da Uniara
Estudo contou com o desenvolvimento de diversos materiais direcionados a diferentes públicos

18JAN2018 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara – Foto ©Uniara

O aproveitamento integral dos alimentos por meio da educação nutricional foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC das estudantes do quarto ano do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Larissa Brandão Faccio da Silva e Lislei Amanda de Ricci. O estudo, que contou com o desenvolvimento de diversos materiais direcionados a diferentes públicos, foi orientado pela professora Patrícia Meciano Simone Barreto.

“Nossa pesquisa foi voltada, primordialmente, ao combate de um grande problema social que o Brasil e o mundo vivem hoje, que é o desperdício de alimentos. Enquanto toneladas são jogadas fora todos os dias, milhares de pessoas sofrem de fome, e esse desperdício ocorre, em sua maior parte, justamente no lugar onde deveriam ser aproveitados: na cozinha”, alerta Larissa.

Ela comenta que, a partir da orientação e da educação nutricional para população, direcionada a todas as faixas etárias, o trabalho visa à desmistificação de que as partes não convencionais dos alimentos – cascas, talos, sementes, folhas etc – são lixo, “frisando o riquíssimo valor nutricional que possuem e as inúmeras variações de preparações em que podem ser utilizadas, o que abrange também todas as consequências que o desperdício traz para o planeta e, consequentemente, todos os benefícios do aproveitamento integral dos alimentos”.

Ao longo do projeto, a dupla elaborou materiais de caráteres informativo e educacional, direcionados a diferentes faixas etárias, “de forma que toda a população possa ser orientada”. Para as crianças, foram desenvolvidos um jogo de tabuleiro da sustentabilidade e outro de memória sustentável. “Para os públicos jovem e adulto, foram desenvolvidos folders com informações impactantes e relevantes, o livreto ‘Aproveitamento integral dos alimentos’, um livro de receitas sustentáveis que têm como base de suas preparações as partes não convencionais dos alimentos, um círculo interativo e comparativo dos alimentos, e um banner informativo sobre o aproveitamento integral dos alimentos e com dicas para diminuir o desperdício”, detalha Larissa.

O TCC, intitulado “Educação Nutricional aplicada ao aproveitamento integral dos alimentos: da infância à idade adulta”, mostra-se de grande relevância social, segundo ela, “uma vez que vários materiais foram elaborados justamente para aplicação de educação nutricional para toda a população, visto que o tema é muito importante e deve ser cada vez mais difundido”.

A estudante revela que o propósito, agora, é que os itens elaborados “fiquem disponíveis para a utilização dos próximos estudantes do curso de Nutrição da Uniara, e também para os professores e futuros projetos sociais de educação nutricional”.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *