AraraquaraSLIDER

Elias Chediek obtém apoio do DAAE para o Parque dos Trilhos

Elias Chediek obtém apoio do DAAE para o Parque dos Trilhos
Outro projeto abordado pelo parlamentar durante a reunião foi o levantamento e cadastramento das …

24MAR2017| 11:27 – Imprensa CAM

O projeto Parque dos Trilhos continua em processo de evolução. Após a última reunião, realizada na semana passada, para definir as Comissões Temáticas para o planejamento de áreas específicas, foi a vez do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) se engajar nas discussões do Plano Diretor do projeto. O vereador Elias Chediek (PMDB), presidente da Comissão Especial de Estudos (CEE), reuniu-se com o superintendente da autarquia, Wellington Cyro de Almeida Leite nesta terça-feira (21). “O objetivo da reunião foi atualizar o superintendente em relação ao andamento do processo e confirmar a participação do DAAE nas próximas discussões”, explica Chediek.

O projeto tem como principal objetivo requalificar a área atualmente ocupada pelo trecho da via férrea, pátio de manobras e manutenção a serem desativados, integrando a mesma ao tecido urbano da cidade e às áreas de fundo de vale do Córrego do Ouro e Pinheirinho, por meio da formação de um anel verde, de aproximadamente 15 km de extensão, que proporcionará a continuidade e complementaridade dos serviços públicos, dos sistemas naturais e de lazer. De acordo com o vereador, “o apoio da autarquia é fundamental, pois o projeto implica a construção de canais de retenção, possivelmente lagos, elementos de paisagismo e arborização. Como agora o DAAE engloba também a extinta Secretaria de Meio Ambiente, sua participação é imprescindível”.

Ao analisar os primeiros esboços do futuro Parque, Cyro Leite mostrou-se otimista: “São ótimas ideias, ainda mais para essa área, que vem sofrendo tanto com alagamentos. É lógico que temos de trabalhar todos juntos”. O superintendente lembra que conhece o projeto desde o período embrionário. “Agora é hora de avançar mais rápido. A Comissão Especial de Estudos pode contar com o DAAE. Tentarei participar das próximas reuniões e, se não for possível, enviarei sempre um representante com poder de decisão”, garante.

Arborização

Outro projeto abordado pelo parlamentar durante a reunião foi o levantamento e cadastramento das árvores da cidade, que vem sendo realizado há cerca de um ano por alunos do curso de Biologia da Uniara, por meio de um convênio entre a universidade e a Prefeitura. “A verba para a renovação do convênio já foi aprovada. Agora é necessário verificar se a primeira fase do projeto foi concluída, se há ajustes ou correções a se fazer e, então, definir as próximas etapas”, informa Chediek.

O vereador explica que a primeira fase envolveu o levantamento das árvores de bairros mais antigos, como Centro, Carmo, São Geraldo e Santa Angelina. Os alunos da Uniara recolhem dados relativos a mapeamento, condições fitossanitárias, interferência com a fiação elétrica e poda drástica, entre outros. As informações são cadastradas em um sistema digital que unifica as informações sobre a arborização em toda a cidade.

Uma definição sobre a próxima fase deverá acontecer somente após uma reunião que será marcada entre o setor de Meio Ambiente, agora responsabilidade do DAAE, e a equipe da Uniara responsável pelo projeto.

FOTOS: https://flic.kr/s/aHskWqTTMj

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *