SLIDER

Em 1º encontro, Trump e May devem discutir comércio e terrorismo

Em 1º encontro, Trump e May devem discutir comércio e terrorismo
Contrariando discursos protecionistas proferidos pelo presidente dos Estados Unidos até então, aliados dele garantem que os EUA estão dispostos a fazer acordo comercial com a Grã-Bretanha

27JAN2017| 16:15
Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a primeira-ministra britânica Theresa May se encontraram pela primeira vez nesta sexta-feira (27), na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos. Na reunião, estima-se que os líderes discutam, acima de tudo, comércio e luta contra o terrorismo.

A primeira-ministra britânica quer firmar um compromisso com Trump para um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido quando o país deixar a União Europeia. Além disso, May quer que o magnata se comprometa a trabalhar com aliados ocidentais na luta contra o terrorismo.

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, os aliados do presidente disseram à equipe de May que eles poderiam “realizar um acordo comercial em uma semana” desde que os termos sejam favoráveis. O que contraria todo o discurso de Trump até então, que tem se mostrado protecionista.

Trump já disse que espera reproduzir a parceria entre Margaret Thatcher e Ronald Reagan nos anos 80. Ao jornal “Financial Times”, May respondeu afirmando que “não é do tipo que anda por aí com um modelo que deseja imitar do passado” e prometeu ser “muito franca” em questões em que os dois possuem opiniões distintas.

A primeira-ministra também deve enfatizar que, embora a Grã-Bretanha esteja deixando a União Europeia, o país não quer se desmembrar totalmente do grupo. Já o presidente dos Estado Unidos disse recentemente em uma entrevista que considera o bloco um “veículo para a Alemanha”.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *