Araraquara

Embaixador do Brasil é expulso da Venezuela; Itamaraty pode retaliar

Embaixador do Brasil é expulso da Venezuela; Itamaraty pode retaliar
Decisão foi anunciada pela presidente da Comissão para a Verdade, Justiça e Paz, Delcy Rodríguez

24DEZ2017|  7:53 - Temsão / Venezuela  - Foto:  © Carlos Garcia Rawlins/Reuters

AVenezuela declarou neste sábado (23) que o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, é ‘persona non grata’, o que significa que o diplomata deverá deixar o país. A decisão foi anunciada pela presidente da Comissão para a Verdade, Justiça e Paz, Delcy Rodríguez, em nome da Assembleia Nacional Constituinte venezuelana.

“No âmbito das competências da Assembleia Nacional Constituinte, em que está justamente a soberania, nas nossas bases de comissão, decidimos declarar ‘persona non grata’ o encarregado de negócios do Canadá, e declarar ‘persona non grata’ o embaixador do Brasil, até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato vulnerou, no caso deste país-irmão”, afirmou Rodríguez em comunicado na televisão estatal, de acordo com o ‘G1’.

O Ministério das Relações Exteriores.do governo de Michel Temer informou, em nota, que “tomou conhecimento” da decisão da presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez, de “declarar o embaixador do Brasil em Caracas [capital de Venezuela] como ‘persona non grata'”. Caso isso aconteça, “o Brasil aplicará as devidas medidas recíprocas”, adianta o Ministério das Relações Exteriores.

O Governo brasileiro tem feito críticas públicas à gestão de Nicolás Maduro já que além de discordar das ações tomadas pelo líder venezuelano enfrenta dificuldades para acolher milhares de venezuelanos que desse o ano passado fogem da fome e se refugiam nos estados do Acre e do Amazonas, localizados perto da fronteira com a Venezuela.

www.idnews.com.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *