Araraquara

Encontro na Unesp de Araraquara debate o jovem na política

Encontro na Unesp de Araraquara debate o jovem na política
A vereadora Thainara Faria foi uma das palestrantes do evento realizado no Anfiteatro da Universidade

19AGO2017|  11:13 - IMPRENSA CAM

O Anfiteatro A da Unesp recebeu um encontro do Programa de Educação Tutorial (PET), com o objetivo de discutir a participação dos jovens na política, na noite da última quarta-feira (16). O evento marcou também o lançamento do novo site do Programa (www.petadmpublica.com).

A vereadora Thainara Faria (PT) foi uma das palestrantes e iniciou sua fala com um breve histórico dos negros no país, que teve início na “escravização”. A parlamentar também falou sobre o histórico da mulher, principalmente da mulher negra, e sua inserção na política. “O negro só é taxado como presidiário, delinqüente, vagabundo… O negro tem que ser visto com bons olhos!”, destacou. Ela contou, ainda, sua vivência pessoal e sua entrada na política, além das dificuldades para a criação de políticas públicas voltadas às mulheres. “Meu papel na política é defender a mulher. O direito da mulher é estudar, é trabalhar…”, destacou Thainara.

Outro participante do debate foi o presidente da Juventude do PSDB de Itapira, Mauro Alberto Sartori Miranda, que lembrou a importância de o jovem começar a participar da política, mesmo que através da Atlética da faculdade, por exemplo. “É um meio muito político e foi onde tomei gosto. É muito importante que nós, jovens, entremos na política. Só vamos mudar a realidade se nos movimentarmos”, comentou. Miranda também falou do importante papel do administrador público. “Ele deve conseguir analisar as necessidades da sociedade. O dia a dia te enriquece. E precisamos dialogar para construir”, disse.

Antes da abertura do diálogo com o público presente, o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Zé Gustavo, proferiu algumas palavras. “O Estado tem um poder de transformação na vida das pessoas. Há a necessidade de aproximar os políticos da população. ‘Humanizar’ o político, algo que foi abandonado no Brasil”, finalizou.

Estiveram presentes o diretor da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Cláudio César de Paiva, o secretário geral do Partido Progressista (PP) de Araraquara, Gustavo de Andrade, representando a vereadora Juliana Damus, o assessor de Políticas para a Juventude, Guilherme Floriano, a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, o secretário da Juventude do PP, Vinicius Mota, além de professores e alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Municipal Adelino Bordignon de Matão.

Sobre o Programa

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

Atualmente, o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 IES.

Fotos em: https://flic.kr/s/aHsm33R7M4

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *