Araraquara

Ernesto Lia será indicado para criar o Selo Comemorativo ‘Araraquara 200 Anos’ do Correios

Ernesto Lia será indicado para criar o Selo Comemorativo ‘Araraquara 200 Anos’ do Correios
ABATur encaminha propositura ao presidente da Câmara Municipal de Araraquara com indicação ao prefeito

 17JAN2017| 7:29
 Théo Bratfisch

O presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Théo Brafisch, protocola nesta sexta-feira, em 17 de fevereiro, indicação ao presidente da Câmara Municipal, Jéferson Yashuda, ofício com propositura que faz indicação ao prefeito municipal, para que o laureado artista plástico araraquarense, o pintor, Ernesto Lia, possa receber à título de honraria em vida, convite oficial para criar uma tela inédita em obra comemorativa ao bicentenário do município paulista, para ilustração do Selo Comemorativo ‘Araraquara 200 Anos’ do Correios.

Anualmente, a agência do Correios lança apenas sete selos nacionais comemorativos e em 2017 o primeiro selo nacional confirmado será pelo aniversário de existência de Araraquara, como uma maneira de divulgar ao Brasil os 200 anos do município paulista, brasileiro. Para conseguir a concessão do selo, a cidade passou pelos critérios de avaliação que define as sete entre centenas de pedidos. A economia da cidade foi um dos fatores que contribuíram para a conquista.

‘A indicação de Ernesto Lia para ilustrar o Selo, se faz pelo fato dele ser nascido e criado em Araraquara, em se tratando de um artista plástico brasileiro impressionista, que dentre as inúmeras condecorações e honrarias recebidas pelo seu talento, apresenta extenso currículo de obras’, argumenta, Bratfisch. Sua produção inclui portraits e paisagens e suas telas foram exportadas para diversas partes do mundo como para os Estados UnidosArgentinaSuíçaÁfrica do SulFrança, entre tantos outros. Nascido em 28 de dezembro de 1939, graduou-se em 1956 pela Escola de Belas Artes de Araraquara, hoje extinta, era esquina do Colégio Progresso.

Recentemente, o pintor passou por um acidente vascular cerebral e recuperado, está hospedado numa casa de repouso onde recebe cuidados, agora ele se recupera de um escorregão no quarto há duas semanas, que ele disse ter sido ocorrido por própria teimosia. Consultado sobre a disponibilidade em criar o selo para o Correios, o artista, muito lúcido, se empolgou com a possibilidade de ser indicado para pintar a obra, que seria finalizada em tempo para impressão e distribuição. ‘Se as pessoas da cidade acharem que sou merecedor dessa honraria, fico muito feliz e vou me dedicar a esse desafio em uma obra que venha representar a expansão econômica da nossa cidade’, disse, Ernesto Lia.

Ernesto Lia criou o Selo Comemorativo ao novo Milênio para a Suíça em 2000 pela ‘Who’s Who In International Art’ (quem é quem na arte internacional).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *