Araraquara

Ex-aluno de Jornalismo da Uniara lança livro sobre a Casa Editora O Clarim

Ex-aluno de Jornalismo da Uniara lança livro sobre a Casa Editora O Clarim

Publicação de Cássio Leonardo Carrara foi desenvolvida inicialmente como Projeto Experimental na graduação

7:31 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018SET04 |

O ex-estudante do curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Cássio Leonardo Carrara, lançou recentemente o livro “O Som da Nova Era: O Clarim e seus maestros”, desenvolvido inicialmente como Projeto Experimental na graduação.

“A obra busca resgatar a história da Casa Editora O Clarim, responsável por publicações espíritas, fundada em Matão no ano de 1905, que alcançou projeção nacional e até mesmo internacional, sendo considerada uma das instituições mais tradicionais, sérias e respeitadas no meio espírita”, destaca o autor.

Ele conta que a editora publica o jornal “O Clarim” desde agosto de 1905, e a “Revista Internacional de Espiritismo”, desde fevereiro de 1925, ambos de forma ininterrupta. “Em paralelo à história da editora, são apresentadas breves biografias e curiosidades sobre seus principais colaboradores, desde Cairbar Schutel, o fundador, que completa 150 anos de nascimento em 2018 – o livro integra as atividades comemorativas desta efeméride –, até os atuais dirigentes. Destaca-se a atuação de Wallace Leal Rodrigues, editor-chefe de O Clarim entre 1966 e 1988, que também exerceu grande influência cultural em Araraquara”, detalha.

Um desafio encontrado pelo ex-aluno no desenvolvimento do livro, segundo ele, foi a pouca quantidade de documentos encontrados para consulta. “A história abrange um período de praticamente 150 anos, iniciando-se na infância de Schutel. Logo, há algumas décadas com pouquíssimo material disponível, em especial o período de 1938 a 1960”, lamenta.

Para escrever a obra, Carrara menciona que utilizou-se de revisão bibliográfica, “consultando biografias, edições antigas da revista e do jornal publicados pela editora, bem como documentos e fotos que ajudaram a construir uma linha do tempo”. “Para complementar lacunas que apareceram, realizei entrevistas com pessoas ligadas à Casa Editora O Clarim e familiares daqueles já falecidos”, completa.

A entrevista mais marcante, em sua opinião, foi realizada com Adalgisa Antunes Rosito, “atualmente com 95 anos, contemporânea de Schutel e que trabalhou na editora de 1937 a 1940, durante a adolescência, quando pude ter contato com determinados aspectos da realidade daquela época que não foram registrados pelos biógrafos ou relatos nas publicações impressas”.

Os interessados podem adquirir “O Som da Nova Era: O Clarim e seus maestros” pelo site da Casa Editora O Clarim – www.oclarim.com.br – ou pelo WhatsApp (16) 99270-6575.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *