Araraquara

Ex-presidente da Catalunha é preso na Bélgica

Ex-presidente da Catalunha é preso na Bélgica
Carles Puigdemont apresentou-se voluntariamente em delegacia de Bruxelas

05NOV2017|  12:06- Ex-Presidente Catalão - Foto: © Albert Gea/Reuters

O ex-presidente catalão Carles Puigdemont foi preso na manhã deste domingo (5) após se apresentar voluntariamente em um delegacia de Bruxelas, na Bélgica. Gilles Dejemeppe, porta-voz do Ministério Público belga, informou que o pedido de prisão de Puigdemont e de outros membros do governo destituído da Catalunha foi emitido hoje em cumprimento ao mandado de detenção válido para toda a Europa, solicitado pela Procuradoria-Geral na Espanha.

 Nas próximas horas, Carles Puigdemont e demais conselheiros da Generalitat na Bélgica serão ouvidos por um juiz de instrução – o ex-presidente já havia declarado, na última sexta-feira (3), que se entregaria a autoridades belgas, mas não às espanholas.

Os pedidos de captura da justiça espanhola foram recebidos neste sábado (4) pela Procuradoria-Geral da Bélgica, que os encaminhou para o Ministério Público em Bruxelas, onde Puigdemont e aliados estavam foragidos. Depois de colher os depoimentos, o juiz de instrução tem 24 horas para decidir se os manterá presos até que sejam entregues à Espanha ou se os deixará responder ao processo em liberdade, como aconteceu com os demais integrantes da Generalitat que ficaram em território espanhol.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *