Ícone do site IDNews

Exposição de Nanoarte do CDMF integra programação da Semana de Química da USP

Exposição de Nanoarte do CDMF integra programação da Semana de Química da USP

IDNews | Brasil | São Carlos | José Angelo Santilli

Mostra reúne obras de Rorivaldo Camargo e Ricardo Tranquilin

IDN/Interior/São Carlos

A exposição “Nanoarte”, organizada pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) integra a programação da XXII Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) que acontece de os 21 a 25 de outubro de 2019 na Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.

A SEMAQ é organizada pelos alunos e professores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) e tem como objetivo a divulgação e o debate de temas que abrangem a grande área da Química.

A Nanoarte, tema da exposição, é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Na verdade, são imagens de materiais obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. Desta forma, a utilização de ciência e arte é capaz de transformar sistemas extremamente complexos em formas simples e proporcionar um melhor entendimento das origens dos materiais como prata, ouro e outros compostos sintetizados em laboratório.

O objetivo principal é mostrar a face oculta da estrutura dos materiais nanométricos e difundir em forma de arte o conhecimento sobre os semicondutores, suas múltiplas morfologias e propriedades ópticas e elétricas distintas.

Nas obras, estão as imagens que foram criadas a partir de medidas de microscopia eletrônica. Coloridas, pois as originais são em branco e preto, surgem figuras com muita semelhança com os objetos que nos rodeiam. Assim, os artistas criam uma nova imagem, transformando-a em arte e chamando a atenção para a ciência moderna e seus meandros invisíveis.

O Projeto Nanoarte é coordenado por Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF e a supervisão artística fica a cargo do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pesquisador Ricardo Tranquilin, ambos integrantes do CDMF.

A exposição ocorre no saguão do prédio Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP) localizado na Avenida Trabalhador São-carlense, número 400.

Mais informações em: semaqiqsc.wixsite.com/semaq

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile