AraraquaraEducação & Cultura

Festa do Padroeiro de Bueno de Andrada terá 15 andores e estandarte

Festa do Padroeiro de Bueno de Andrada terá 15 andores e estandarte  
Louvor ao Sagrado Coração de Jesus será nos dias 16 e 17 de julho com missa e procissão, quermesse, música raiz e leilão de animais
14:52| 12/07/2016
Sagrado Coração de Jesus

Há 104 anos, os santos da capela são enfeitados em 15 andores pelas famílias que participam da procissão da Festa Sagrado Coração de Jesus em Bueno de Andrada e este ano terá um estandarte. Com entrada gratuita, tudo acontece em torno da Capela com o mesmo nome do Santo em dois dias comemorativos em Bueno de Andrada, único distrito rural de Araraquara. Os festejos começam neste sábado, dia 16 de julho, a partir das 19h com quermesse e leilão de prendas e de animais doados pelas famílias em devoção ao Padroeiro Sagrado Coração de Jesus. No domingo, dia 17, os shows sertanejos a partir das 3 da tarde, anunciam a Santa Missa, com início às 16h30 e procissão de 15 andores dos santos da Capela, que são enfeitados às vésperas pelas famílias locais em suas casas e um estandarte. No salão de festas, a quermesse do frango assado é animada com música sertaneja de raiz que dá o tom da festividade.

Essa manifestação cultural religiosa iniciou-se em 1912 com objetivo de arrecadar fundos junto à comunidade para a construção da Capela datada de 1926 que leva o mesmo nome. A tradicional festa tem as suas peculiaridades de antigamente, como as prendas para leilão e sorteio na quermesse que muitas vezes são animais de criação vivos que a comunidade oferece, como galinhas, porcos, vacas e outros, dependendo da disponibilidade de cada um, como manda o costume rural. 

Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico em tombamento protetivo

Aos 104 anos de existência de ocorrência dessa manifestação popular, a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus aguarda outorga para o registro do patrimônio imaterial que também relaciona para tombamento como patrimônio material a Capela Sagrado Coração de Jesus, com parecer de importância cultural do conjunto, dentre os demais bens relacionados em processo de medidas protetivas junto aos órgãos competentes com acompanhamento da Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e aos cuidados do Procurador da República. A Estação Ferroviária de Bueno de Andrada e as duas Casas centenárias na antiga Fazenda Horto de Bueno, estão sob a tutela federal, até a data de promulgação do parecer de outorgas de tombamento pelo instituto de preservação nacional Iphan, a serem atribuídos nacionalmente ao pequeno distrito rural paulista que abrange 500 famílias no município de Araraquara no Estado de São Paulo. O processo instaurado em abril de 2014 está instruído pelo requerente, Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, que justifica esses pontos “atratores” a serem conservados e perpetuados como indutores de pequenos negócios no campo para o desenvolvimento econômico sustentável com ruralidade, que minimiza o êxodo rural das próximas gerações de produtores rurais e incentiva resultados financeiros com agricultura familiar.

IDNews-Usa_Portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

One thought on “Festa do Padroeiro de Bueno de Andrada terá 15 andores e estandarte

  • Antonio Alberto Ravagnani

    Excelente oportunidade para restaurar a estação e recuperar padrões originais. Destinar os ambiantes para museu histórico sobre a ferrovia. Residi por 12 anos na casa anexa. Está muito diferente.
    Igualmente a igreja. Suas paredes internas ricamente pintadas, que pode ser observado em albuns de casamentos da década de 70.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *