Brasil

Fiscalização embarga 74 hectares de desmatamentos ilegais em Pernambuco

Fiscalização embarga 74 hectares de desmatamentos ilegais em Pernambuco
   Ação ocorreu em áreas de Mata Atlântica no Estado. Muitos desmatamentos ocorreram com a finalidade de plantação de produtos ilícitos, como a maconha. Foram apreendidos armas, ferramentas e 7.500 sacos de carvão

6:05 |IDNews/Folha de Pernambuco | 2018SET15  | 

O Ministério Público de Pernambuco, com o apoio de instituições ligadas à fiscalização e proteção ao meio ambiente,embargou 74 hectares de áreas de desmatamento ilegais de Mata Atlântica, muitas com a finalidade de plantação de produtos ilícitos, como a maconha. Na execução da operação Mata Atlântica em PE, também foram apreendidos 64 metros de carvão e 7.500 sacos do produto pronto para o consumo, materiais para o desmate e seis armas de fogo. Além disso, ainda foram resgatados 112 animais silvestres. As multas aplicadas às empresas e proprietários flagrados somaram R$ 185,2 mil.

De acordo com Tiago Costa Lima, chefe de setor de fiscalização florestal da CPRH, 374 hectares de área foram fiscalizados no Estado. Durante a operação, as esquipes descobriram um depósito irregular de carvão em Jaboatão dos Guararapes. Em Pernambuco, os municípios que apresentaram áreas com desmatamento ilegal são Angelim, São João, Quipapá, Amaragi, Canhotinho, Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes.

A ideia é criar, a partir das fiscalizações e punições, uma consciência de que é necessário cessar ações de desmatamento no País e proteger as áreas de preservação. Sobre a conscientização, o diretor do SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, afirma que a implantação de um projeto como o IPTU Verde nas cidades (em que o cidadão presta serviço para a cidade ajudando a purificar o ar e obtém desconto no IPTU em proporção à área verde de sua propriedade), ajudaria a sociedade a enxergar a natureza como uma parceira de vida.

No Brasil
A mesma operação se repete em outros 14 estados brasileiros. A iniciativa busca a proteção e a recuperação do bioma a partir da identificação das áreas degradadas nos últimos anos e dos responsáveis pelas agressões, para cobrar a reparação dos danos.
O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional.
FOTO: Mata Atlântica está sendo desmatada para a retirada de madeira, fabricação de carvão e plantio de lavouras ilegais

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *