AraraquaraSLIDER

Fórum Jurídico da Pessoa Surda reafirma direitos das pessoas com deficiência em Araraquara

Fórum Jurídico da Pessoa Surda reafirma direitos das pessoas com deficiência em Araraquara
Evento apresenta o Instituto Idioma Surdo e faz parte da programação Setembro Azul no município

13SET2017|  7:11 - THÉO BRATFISCH

Sistema nazista identificava as pessoas surdas com uma faixa azul no braço

 O 1° Fórum Jurídico da Pessoa Surda, promovido pelo Instituto Idioma Surdo com apoio de responsabilidade social da Ordem dos Advogados do Brasil, 5ª Subseção OAB Araraquara, será nesta quarta-feira, em 13 de setembro de 2017, das 19h30 às 21 horas, na rua (5) Voluntários da Pátria, n° 1907, centro.

O evento faz parte da programação oficial da campanha Setembro Azul no município e tem por objetivo conscientizar a sociedade aos direitos das pessoas das pessoas surdas e com deficiência auditiva. Terá a participação de reconhecidos especialistas em suas áreas de atuação no terceiro setor e órgãos de proteção às pessoas com deficiência. O evento terá intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

 A campanha Setembro Azul, abrange o Dia Mundial das Línguas de Sinais, em 10 de Setembro, o Dia Nacional da Pessoa Surda, em 26 de Setembro e o Dia Internacional da Pessoa Surda, em 30 de Setembro. A cor azul temática foi escolhida em homenagem aos surdos mortos pelo sistema nazista que identificava as pessoas surdas com uma faixa no braço. Visa dar publicidade e divulgar a Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos ‘Empresa Amiga do Surdo’ – Lei Municipal n° 8.778 de 31 de Agosto de 2016, que incentiva o atendimento público com intérprete de Libras, por órgãos públicos e empresas privadas com sede no município.

A cerimônia fundacional do Instituto Idioma Surdo com assembleia geral para eleição e posse da diretoria será realizada no mesmo dia pela manhã das 10 às 11 horas.

 Programação

Na ocasião, a Ordem dos Advogados do Brasil em Araraquara participa da mesa de abertura apresentando as Comissões da OAB, de Responsabilidade Social e da Pessoa com Deficiência, seguido de painéis para apresentação do Instituto Idioma Surdo; Lei Municipal de Acessibilidade dos Surdos – Empresa Amiga do Surdo; Centro de Reabilitação de Araraquara – Centro Integrado de Saúde Auditiva; órgãos de proteção às pessoas com deficiência e universidades.

Aberto à participação da comunidade surda da região, são convidados para participarem do evento, a diretoria e membros da OAB Araraquara, autoridades, entidades sociais e representativas, Comdef, Comcriar, médicos, ACIA e Sincomércio, órgãos de proteção às pessoas com deficiência, Câmara Municipal, Prefeitura, comunidade acadêmica e jornalistas.

Com entrada gratuita, as vagas são limitadas para estudantes universitários com emissão de certificado de participação mediante reserva através do email, [email protected]

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *