Araraquara

Funcionários da Câmara passam por habilitação em primeiros socorros

Funcionários da Câmara passam por habilitação em primeiros socorros

18:18 |IDNews | 2018SET22  

Na tarde da sexta-feira (21), os funcionários da Câmara Municipal aprenderam as práticas de primeiros socorros. Realizada pela Escola do Legislativo (EL), a palestra teve como objetivo orientar os participantes sobre como atuar no trabalho e em demais ocasiões.

Ministrada pelo Coronel aposentado da reserva do Corpo de Bombeiros, Cássio Augusto Amaral, a aula abordou quais são os procedimentos básicos necessários para realizar a prestação de socorro.

Para acalmar os ânimos daqueles que imaginavam não ter muita aptidão com a prática, o bombeiro explicou que a função do socorrista é garantir a manutenção dos sinais vitais do acidentado até a chegada de um profissional, que irá desempenhar os procedimentos mais específicos.

Segundo Amaral, manter os sinais vitais requer alguns passos simples, mas que podem salvar uma vida.  Os participantes aprenderam que verificar consciência, respiração e circulação são os primeiros passos para detectar o estado da vítima. Na ausência desses sinais, é preciso a realização da massagem cardíaca. Os participantes aprenderam a identificar o local (dois dedos acima do esterno), o modo de posicionar as mãos (entrelaçadas) e o ritmo (100 por minuto) corretos.

Após os primeiros procedimentos, também aprenderam as análises secundárias nas quais os socorristas devem realizar exames de apalpação da cabeça aos pés dos acidentados a fim de verificar fraturas, hemorragias e lesões.

Quem acompanhou a palestra, levará os ensinamentos para fora do horário de trabalho “Me sinto mais preparada para ajudar uma vítima, não só em casos de acidentes de trabalho, mas também em outras circunstâncias. É importante, pois, nunca sabemos quando precisaremos ajudar alguém”, contou a estagiária Carolina Faria.

O presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB) também reiterou a importância da iniciativa da E.L.“A Casa conta com centenas de funcionários e ensiná-los como agirem durantes os incidentes é uma maneira de garantirmos que todos trabalhem mais tranquilos e preparados”, justificou.

A palestra sobre primeiros socorros é parte dos trabalhos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Câmara Municipal de Araraquara.

Confira as fotos em: https://flic.kr/s/aHskJivPYS

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *