AraraquaraSLIDER

GEPAFICO da Uniara participa de evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso neste sábado, dia 30

GEPAFICO da Uniara participa de evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso neste sábado, dia 30
Atividade será realizada das 9h às 12h, no Parque Infantil

30SET2017 | 6:18   - Assessoria de imprensa da Uniara

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, coordenado pelo professor Darwin Ianuskiewtz, irá participar de um evento voltado ao Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) neste sábado, dia 30 de setembro, das 9h às 12h, no Parque Infantil. A atividade, que tem como tema “Saúde e Memória na Terceira Idade”, será promovida pela Casa Sênior Residencial para Idosos.

A estudante da graduação e integrante do GEPAFICO, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos, detalha que o Grupo realizará orientações em saúde, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliações e atividades físicas.

Outras opções oferecidas no evento serão alongamento e orientações nutricionais e sobre perda de memória.

A atividade tem como parceiros a Uniara FM (100,1 MHz) e outras empresas.

Envelhecer Bem

Karina conta que, na atividade do dia 30, também será possível que os idosos façam a inscrição no “Envelhecer Bem”, projeto que faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, juntamente com Rafael Comelli, e que envolve atividades físicas na praça Pedro de Toledo, após uma bateria de avaliações, aos sábados, das 8h às 10h30. “Estamos planejando iniciar as sessões em meados de outubro, mas as inscrições permanecerão abertas mesmo após o começo das atividades”, revela.

Os requisitos são: ser homem ou mulher com sessenta anos de idade ou mais, com atestado médico autorizando a prática de atividade física, que será de intensidade leve a moderada.
Os interessados devem se cadastrar pelo telefone/Whatsapp (16) 99759-7691, das 12h às 14h, pelo e-mail envelhecerbemnapraç[email protected], manifestando interesse e deixando contato, ou pelo Facebook, no link https://goo.gl/V4Amdq.

30SET2017 | 6:18   - Assessoria de imprensa da Uniara

“A pesquisa terá suas atividades desenvolvidas durante vinte sessões, porém, antes do início das práticas, serão realizadas avaliações físicas e multidimensionais – cognição, sintomas de depressão, autossatisfação, anamnese e qualidade de vida subjetiva, entre outras -, a fim de rastrear o perfil dos voluntários”, explica Karina.

Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, ela conta que as avaliações serão realizadas antes e após o término de todas as sessões de exercícios físicos, recreativos e dinâmicos, “com o objetivo geral de analisar se haverá melhora na qualidade de vida, tendo em vista que vários estudos indicam que a prática de atividade física, orientação em saúde e a socialização interferem positivamente nessa melhora, que é subjetiva de cada participante”.

“Em todos os dias serão convidados estudantes e profissionais de cursos da área da saúde – Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina da Uniara, e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, além dos alunos de Educação Física que estão desenvolvendo o projeto -, com ênfase em orientação e educação em saúde, que envolvem atividades com uma equipe multidisciplinar”, detalha a estudante.

Karina ressalta que a pesquisa busca parcerias para a realização dos exames médicos e para doações de materiais recicláveis – garrafas pets de vários tamanhos, cabos de vassouras etc -, para confecção de itens que serão utilizados nas atividades, além procurar pessoas que se interessem por confeccionar os materiais por meio de oficinas, e alunos que tenham interesse em fazer parte da equipe.

O projeto conta com o apoio do GEPAFICO e de alunas do curso de Gerontologia da UFSCar.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *