Araraquara

Gerson da Farmácia apoia projeto de lei para atendimento de terapias alternativas pelo SUS

Gerson da Farmácia apoia projeto de lei para atendimento de terapias alternativas pelo SUS
Projeto vai ao encontro de portaria publicada pelo Ministério da Saúde

08DEZ2017|  7:42   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

A saúde do corpo vai muito além da ausência de doenças. É o completo bem-estar físico, mental e social. A definição é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pensando nisso, a terapeuta holística Márcia Maria Santana da Silva procurou o vereador Gerson da Farmácia (PMDB), presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, a fim de verificar a possibilidade de implantação de ambulatório para atendimento de práticas alternativas, pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

A proposta, amparada pela Portaria de Nº 849 do Ministério da Saúde, foi apresentada na manhã de segunda-feira (27) à Secretária Municipal de Saúde, Eliana Mori Honain. Na ocasião, a titular da pasta enfatizou sobre a importância da iniciativa. “Atualmente, o foco é na doença, que gera alto custo com medicação. Essas medidas preventivas poderiam ser mais eficazes em longo prazo, além de reduzir a demanda por medicamentos”, sinalizou.

Primeira cidade do Estado

Agora, o parlamentar vai se reunir com a equipe técnica da Câmara para estudar a viabilidade do projeto de lei que, devido às competências estabelecidas em lei, deve ser apresentado pelo Poder Executivo. “Trata-se de um assunto que merece nossa atenção, pois, atualmente, o Município paga muito caro para aquisição de remédios”, pontuou Gerson. O vereador lembrou ainda que, caso seja concretizado, Araraquara seria a primeira cidade do Estado de médio porte a ser beneficiada com a portaria federal.

A Portaria do Ministério da Saúde, publicada em março deste ano, incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) oferecidas pelo SUS. Cada município é responsável por oferecer os serviços à população nas Unidades de Atenção Básica.

Confira mais fotos no Flickr: https://flic.kr/s/aHsm9HQgkh

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *