Araraquara

Havaí entrará alerta de ataque nuclear a partir deste dia 1º

Havaí entrará alerta de ataque nuclear a partir deste dia 1º
Tensão entre Estados Unidos e Pyongyang ativará o sistema

27NOV2017|  7:54 - Coreia do Norte   - Foto:  © REUTERS/Jonathan Ernst

Devido ao aumento de tensões entre Coreia do Norte e os Estados Unidos, o estado norte-americano do Havaí está preparando sua população para um possível ataque nuclear de mísseis norte-coreanos. A ilha ativará, portanto, a partir de 1° de dezembro, o sistema de alerta para advertir sua população que está sob ameaça de um ataque nuclear.

 O sistema de alerta soará mensalmente com objetivo de preparar a povoação para um possível ataque nuclear, informa a NBC. Tais medidas são ditadas pela ameaça que representa a Coreia do Norte, que está ativamente desenvolvendo seu programa nuclear e de mísseis, explicou o diretor da Agência de Emergências do Havaí, Vern Miyagi.

“O Havaí é o alvo mais provável, sendo que está mais perto da Coreia do Norte do que a maioria dos estados continentais dos EUA”, afirmou. O funcionário destacou que nessa conexão, o Havaí não pode ignorar as “notícias sobre lançamento de mísseis e testes nucleares” da Coreia do Norte e que é vital alertar os moradores da ilha.

Neste verão, as autoridades do Havaí já lançaram um programa educativo para ensinar a população de tomar medidas adequadas, em caso de um ataque com mísseis balísticos intercontinentais provenientes da Careia do Norte.

Ao mesmo tempo, as autoridades estatais estão considerando o pior cenário: a detonação de uma ogiva nuclear de 15 quilotons. Segundo as estimativas de vários especialistas, um míssil balístico intercontinental da Coreia do Norte precisará de 20 minutos para atingir o Havaí, cuja população terá, nesse caso, entre 8 e 12 minutos para encontrar um abrigo seguro antes da chegada do míssil.

O Havaí é uma área estratégica importante para o Exército estadunidense. Em particular, na ilha de Oahu, onde se encontra o quartel-general da Frota do Pacífico dos EUA.Com informações da Sputnik News Brasil.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *