Eleições 2018

Hipster e Japonês da Federal podem ser candidatos em 2018

Hipster e Japonês da Federal podem ser candidatos em 2018
Após destaque da Lava Jato, policiais federais planejam se candidatar em 18 Estados

13NOV2017|  7:32 - Candidatos Prováveis - Foto: Reprodução/Instagran

Além de prender políticos corruptos, a Operação Lava Jato colocou em foco os policiais federais e despertou interesse político nos agentes. Lucas Valença, agente da Polícia Federal que ficou conhecido ao ser fotografado ao lado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em 19 de outubro de 2016, ganhou destaque de galã nas redes sociais e foi apelidado de ‘Lenhador’ ou ‘Hipster da Federal’.

 A verdade é que o estiloso Lucas, com coque amarrado no topo da cabeça e barba cerrada, viu nascer a sua carreira política e agora pensa em ser deputado.

Ele não é o único a tentar trilhar este caminho. De acordo com a Folha de S. Paulo, cerca de 30 agentes e delegados da PF pretendem se aventurar nas eleições de 2018. A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), que representa todas as carreiras da PF, já contabilizou 24 pré-candidatos ligados à instituição em 18 Estados.

O Paraná é o Estado que terá o maior número de concorrentes policiais federais. Até agora cinco delegados e agentes já manifestaram a intenção de concorrer.

Newton Ishii, o famoso “Japonês da Federal”, está sendo assediado por sindicalitas para competir por uma vaga na Câmara. A publicação explica que Ishii foi condenado em última instância por facilitação ao contrabando, mas a entidade já consultou dois escritórios especializados em legislação eleitoral para saber se ele seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Os advogados destacam que até o início da campanha ele já terá cumprido toda a pena e estaria livre para tentar carreira em Brasília. No entanto, o ‘Japonês da Federal’ ainda está resistente à ideia.

LAVA JATO

Uma pesquisa do Ibope identificou que entre 20 entidades, a PF foi apontada como a terceira mais confiável, atrás apenas da igreja e dos bombeiros. Por isso, a Operação Lava Jato deve ser o tema de campanha daqueles que se aventurarem na política. O delegado e deputado federal Fernando Francischini (SD-PR), que pretende concorrer ao Senado, afirmou que o mote de sua propaganda será: “A minha defesa da PF e da Lava Jato no mandato é meu maior patrimônio”.

Os candidatos vão investir em explicitar a ligação com o órgão e poderãi até usar o nome do carga na PF antes do nome. Por exemplo, Delegado Francischini, Delegado Gastão e Delegado Federal Mikalovski.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *