AraraquaraSLIDER

I Simpósio de Saúde Pública de Araraquara será realizado no dia 21, na Uniara

I Simpósio de Saúde Pública de Araraquara será realizado no dia 21, na Uniara
Evento, com vagas limitadas, terá início às 8h30, no auditório principal da universidade

08NOV2017 | 7:00   - Assessoria de imprensa da Uniara –

Será realizado no dia 21 de novembro o “I Simpósio de Saúde Pública de Araraquara”, organizado pelo professor do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara e diretor do Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA, Walter Manso Figueiredo, juntamente com sua equipe do SESA. Com o tema “Perspectivas e avanços da pesquisa em Saúde Pública”, o evento, que começará às 8h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos da universidade (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro), é direcionado principalmente a profissionais da área de saúde, mas é aberto a estudantes e à comunidade em geral. As inscrições, com vagas limitadas, devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

“Trata-se de uma proposta que engloba a comemoração aos setenta anos do SESA. Tivemos essa iniciativa até mesmo por conta da história de saúde pública da qual o SESA esteve à frente. É uma maneira de marcar esse aniversário”, comenta Figueiredo.

A intenção do I Simpósio, segundo ele, é trazer convidados que irão trabalhar a pesquisa em três áreas: doenças infecciosas, crônicas e terapia fotodinâmica. Em relação à primeira, o docente comenta que ainda existem de maneira numerosa. “A ideia é analisar questões como vacina e perspectivas em relação à manutenção dessas enfermidades em epidemias e endemias. O convidado será o professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo – USP, Expedito Luna, especialista em doenças infecciosas, que já atuou com o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde e está bastante envolvido em assuntos relacionados a dengue, chikungunya e outras moléstias que estão acometendo principalmente o Brasil”, diz.

“Já as doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e a obesidade, são outra realidade não somente no país, mas em todo o mundo. A intenção é sabermos um pouco mais sobre as novidades relacionadas às pesquisas sobre o assunto. E o terceiro eixo é o uso da terapia fotodinâmica, não só na prevenção e combate às doenças infecciosas, como também alternativa para alguns agraves de saúde. É uma terapia desenvolvida no Instituto de Física da USP de São Carlos, pelo professor Vanderlei Bagnato, um físico de destaque que desenvolve muita pesquisa na área”, salienta.

A outra pesquisadora é a professora e médica pediatra Patrícia Rondó, do departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, “que vai trazer o que tem sido feito em relação à obesidade”. “Ela tem um projeto de pesquisa sobre o assunto, na gestante e no feto, e pode contar novidades que estejam acontecendo no país e no exterior, no sentido de entender a obesidade, que é um dos maiores problemas que temos na área de saúde pública”, detalha o docente.

Logo após as explanações, Figueiredo conta que a intenção é promover o espaço para perguntas do público. “A partir do I Simpósio, pretendemos manter, anualmente, um evento desse nível”, finaliza o diretor.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Programação

– Palestra: “Arboviroses emergentes e perspectivas para seu controle”, com Expedito Luna

– Palestra: “Programação na vida intrauterina e desenvolvimento de doenças crônicas”, com com Patrícia Rondó

– Palestra: “Terapia Fotodinâmica e doenças infecciosas”, com Vanderlei Bagnato

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *