Araraquara

II Workshop sobre Análise Térmica, realizado na Uniara, atinge objetivo de difundir mais a técnica 

II Workshop sobre Análise Térmica, realizado na Uniara, atinge objetivo de difundir mais a técnica
Evento foi realizado na última quinta-feira, dia 6, na unidade I da universidade

11:20 | Assessoria de Imprensa Uniara /ID News| 2018SET10 | Foto: © Uniara

O “II Workshop sobre Análise Térmica: Fundamentos e Aplicações”, promovido pelo Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com o Instituto de Química – IQ da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp de Araraquara, atingiu o objetivo de difundir mais a técnica, de acordo com o coordenador do Laboratório, Hernane Barud. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 6 de setembro, na unidade I da Uniara.

Barud explica que a análise térmica “consiste em um conjunto de técnicas que estudam as propriedades de diferentes materiais, em função da temperatura. Pode ser utilizada nas áreas alimentícia, farmacológica, automobilística ou médica, entre diversas outras”.

“Recebemos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa de São Carlos, da Unesp de São José do Rio Preto, do IQ e da Universidade Federal de São Carlos -UFSCar, entre outros, como palestrantes ou ouvintes, além de contarmos com a presença do integrante da Associação Brasileira de Análise Térmica e Calorimetria – Abratec, Fernando Luis Fertonani. Participaram cerca de sessenta pessoas, incluindo funcionários de diferentes empresas”, destaca o coordenador.

Ele lembra que, recentemente, foi instalado um analisador térmico no Laboratório de BioPolMat, “e agora a Uniara também entra efetivamente na rota dessa técnica”. “Um workshop como esse nos coloca em um seleto grupo, não só em nível regional, mas nacional. Vejo que a instituição se consolida cada vez mais como uma universidade que gera desenvolvimento e difunde conhecimento”, diz.

Outras informações sobre o BioPolMat da Uniara podem ser obtidas com Sandra Regina Pavanelli pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail [email protected]

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *