Araraquara

Incentivos à economia rural são discutidos na Câmara Municipal

Incentivos à economia rural são discutidos na Câmara Municipal
Bratfisch lembrou aos presentes uma série de projetos incentivadores do turismo na região

18JAN2017| 9.00
 Imprensa CAM

A agricultura familiar e o turismo rural foram os temas da primeira Tribuna Popular do ano na Câmara Municipal de Araraquara nesta terça-feira (17). Os inscritos foram Théo Bratfisch, presidente da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), que apresentou o tema “Demandas participativas para turismo rural com agricultura familiar”, e Lázaro Marcos de Souza, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista do Assentamento Bela Vista do Chibarro (COOBELA).

Bratfisch lembrou aos presentes uma série de projetos incentivadores do turismo na região. “Eles compõem a cadeia de produção do setor agropecuário e de serviços turísticos com geração de renda familiar no espaço rural, além de difundir conceitos para a preservação do meio ambiente e a valorização da agroecologia”, explicou, e acrescentou: “São uma alternativa prática e objetiva para minimizar o êxodo rural e manter o foco no jovem rural”.

Entre as iniciativas destacadas por Bratfisch para incentivar o turismo rural na região estão a implantação do Trem Turístico até Bueno de Andrada, com parada no Parque Pinheirinho, e do Museu da Roça de Bueno de Andrada, além de festivais cultural-gastronômicos em Bueno de Andrada, como o Festival do Pastel & Caldo de Cana e o Festival Delícias do Milho. “O Festival do Milho promove toda a cadeia produtiva do milho, desde o preparo da terra em fevereiro até as colheitas em junho, para abastecer o consumo de aproximadamente 150 mil espigas de milho verde no evento e a comercialização da produção excedente para toda a região”, resumiu.

Lázaro de Souza destacou a relevância dos projetos para a população local. “A questão do turismo rural é muito importante para os assentados. Contamos com o apoio de todos”, declarou.

Acompanharam Bratfisch e Souza representantes da ABATur de Bueno de Andrada, da Coobela, da Associação das Mulheres Assentadas do Assentamento Monte Alegre (AMA), do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Araraquara e Matão (Fetaesp), da Associação das Mulheres Agricultoras do Assentamento Bela Vista e da Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Motuca.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *