AraraquaraSLIDER

Independência e dignidade são objetivos de oficina social

Independência e dignidade são objetivos de oficina social
Vereador Edio Lopes apoia a iniciativa em bairro de Araraquara

24MAI2017| 8h37 - IMPRENSA CAM

Economia solidária e cidadania foram os temas principais da conversa do vereador Edio Lopes (PT) com as moradoras do Jardim Hortências em Araraquara. O parlamentar visitou, nesta terça-feira (23), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro, durante uma oficina de artesanato oferecida pela unidade às mulheres interessadas em aprender a confeccionar produtos que possam ser comercializados e ajudar na composição da renda familiar.

Ao longo da oficina, as participantes assistem aulas teóricas sobre economia solidária, meio ambiente e cidadania. Em seguida, elas colocam em prática o conhecimento, aprendendo a produzir diversos itens sustentáveis, como bolsas, carteiras, caixas de presente e decoupage. Tudo confeccionado com materiais reaproveitáveis: caixa de leite, filtro de café e retalhos de pano, por exemplo.

“O objetivo é emancipar essas pessoas. Oferecemos habilidades e informações para que elas conquistem suas independências”, ressaltou a oficineira Josilene Alves Cardoso.

O vereador apontou a possibilidade dessas mulheres se unirem para montar uma cooperativa e comercializar os itens produzidos. Edio também se comprometeu a levar um especialista em economia solidária ao CRAS, a fim de auxiliá-las com o fornecimento de informações sobre como agregarem valor aos produtos, conseguir material a baixo custo e, por fim, como vender.

“Essas mulheres estão se capacitando profissionalmente, além de perceberem que têm condições de exercer sua cidadania”, destacou Edio.

Diretrizes sobre como reivindicar os direitos à educação, saúde e infraestrutura também foram abordadas pelo parlamentar ao longo dos diálogos. Edio explicou ainda como o Legislativo pode atuar junto à população na busca por soluções para problemas sociais.

“Vocês precisam participar da política e cobrar providências do governo, para fazer valer a vontade de mudança e melhoria para a cidade”, afirmou o vereador.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *