JustiçaSLIDER

Janot diz que ações do Congresso contra Lava Jato geraram perplexidade

Janot diz que ações do Congresso contra Lava Jato geraram perplexidade
Procurador-geral deu declaração durante seminário, nesta segunda-feira (28)

28AGO2017|  12:19 - PGR - JANOT

Em palestra nesta segunda-feira (28), durante o seminário “E agora, Brasil”, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, falou sobre a tentativa dos parlamentares brasileiros em aprovar a lei de abuso de autoridade, que prevê a punição de juízes.

 “A partir do momento em que as investigações prosseguem, as reações acontecem. Algumas iniciativas do Congresso geraram perplexidade. Uma delas foi a do abuso de autoridade, que estava em tramitação desde 2006. Caminhava, parava, caminhava parava… Mais ou menos com algum andamento mais marcante das investigações. O preço da liberdade é a eterna vigilância. Temos que olhar as reações do Legislativo, do próprio Judiciário, do Executivo”, afirmou Janot.

A declaração foi dada no mesmo dia em que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, em entrevista ao O Globo, também criticou a lei de abuso de autoridade.

“A iniciativa popular propôs medidas anticorrupção e elas foram substituídas por uma nova lei de crime de abuso de autoridade, inclusive com a criminalização de atos do juiz”, disse.

Assim como Fux, Janot também comparou a tentativa de enfraquecer a Lava Jato, por parte do Congresso, com o movimento ocorrido na Itália, na década de 1990, quando da operação Mãos Limpas, que também tinha o objetivo de combater a corrupção.

“Se a gente fizer um paralelo do que aconteceu na Itália e do que aconteceu aqui, boa parte do que se passou na Itália se passou ou está se passando aqui no Brasil. Basta olhar as iniciativas legislativas feitas na Itália e as iniciativas legislativas que são apresentadas aqui no Brasil”, afirmou Janot

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *