Araraquara

João Farias propõe criação de Sistema Único de Segurança Pública

João Farias propõe criação de Sistema Único de Segurança Pública
Ações preventivas de combate ao crime e valorização da Guarda Municipal também compõem a Agenda Araraquara 200

8.07| 06/set/2016
João Farias

Apesar de ser prerrogativa do Estado, o governo municipal deve, dentro de suas atribuições, ajudar a garantir a segurança dos cidadãos. Por isso, a Agenda Araraquara 200, que traz o programa de governo da Coligação Um Novo Caminho, com João Farias para prefeito e Professor Reis como vice, tem propostas efetivas para diminuir o número de ocorrências criminosas na cidade.

Uma delas é a criação do Sistema Único de Segurança Pública Municipal cujo suporte será o Gabinete de Gestão Integrada, formado pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, por agências de segurança pública municipal, estaduais e federais.

O Sistema Único contará com o que há de mais contemporâneo na área de inteligência, usando tecnologia de ponta na resolução de problemas definidos como prioritários, integrando a base de dados em nível municipal e investindo em recursos humanos. “Isso vai garantir a preservação dos direitos humanos e o enfrentamento da criminalidade”, resume João.

O programa de governo na área de Segurança terá atenção especial à prevenção. Para que ela seja eficaz, é preciso fazer um levantamento sobre origem e motivação das ocorrências criminosas nos órgãos do poder público, por meio de parcerias com centros universitários, com diagnósticos periódicos para que seja elaborado um planejamento voltado ao enfrentamento de situações de risco e vulnerabilidade social.

“Também vamos promover campanhas e ações voltadas ao desarmamento da população e estimular ações comunitárias voltadas à cultura da não violência”, acrescenta João, que garante ainda a revitalização do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania.

O governo de João Farias vai atuar ainda na valorização da Guarda Municipal, assegurando formação continuada de seus membros e intensificando o conhecimento coletivo sobre o significado de proteção ao patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental.

Somados a tudo isso, o governo vai ampliar o videomonitoramento e a atividade delegada no município e criar canais de comunicação e participação da população com as forças policiais, que vão do Disque Denúncia até a utilização de mídia eletrônica já disseminada com o uso de celulares e computadores.

“Vamos interagir com a sociedade civil para discutir soluções de problemas e projetos locais de importância para a segurança pública”, reforça o candidato a vice, Prof. Reis, responsável pela coordenação do plano de governo.

A partir dessas diretrizes, será elaborado um Plano Municipal de Segurança e Cidadania com princípios, objetivos, estratégias e modelo de gestão integrada para agir na prevenção e combate à violência e à criminalidade, sobretudo ao tráfico de drogas, como o crack.

“Vamos construir o mapa da criminalidade em Araraquara, identificando os espaços ocupados pelo tráfico e uso das drogas, recuperando para o município e para as famílias esses locais hoje ocupados pelo tráfico”, afirma Reis.

IDNews-Usa_Portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *