Educação & Cultura

Livro de Coordenador de Difusão do CDMF aproxima Física do cotidiano e das emoções

Livro de Coordenador de Difusão do CDMF aproxima Física do cotidiano e das emoções

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli
ÏDN – Física do Cotidiano

Aproximar a Ciência das pessoas e compartilhar conhecimentos, para que sejam apreciados como parte da nossa cultura e, também, estimulem os leitores à reflexão. Estes são os objetivos declarados do físico e professor universitário Adilson de Oliveira em “Física sem Mistério”, livro que reúne 57 das crônicas publicadas pelo autor mensalmente desde 2006 no site da revista Ciência Hoje.

No site, o objetivo da coluna “Física sem Mistério” é apresentar de forma descomplicada temas ligados à Física e à Astronomia. Mas o livro vai além. A organização em capítulos temáticos confere novos sentidos aos textos e, além disso, a abordagem de um mesmo assunto a partir de diferentes pontos de vista vai, aos poucos, tornando mais compreensíveis temas antes complexos – ou misteriosos – demais.

Além disso, o autor aproxima a Física de diferentes audiências ao compará-la, por meio de analogias e metáforas, a diversos domínios da atividade humana, que vão da Literatura à Contabilidade, passando pelo Direito e pela Construção Civil. Dessa forma, constrói um panorama interdisciplinar que aproxima a Física do nosso cotidiano e, também, de reflexões e emoções que atingem a todos nós.

Em consonância com esta abordagem e, também, com o momento de pandemia e distanciamento, o lançamento da obra será realizado em uma live no próximo dia 7 de outubro, com bate-papo com o autor intercalado por apresentações musicais. André de Souza, músico de São Carlos, executará canções da música popular brasileira selecionadas pelo diálogo que estabelecem com temas abordados no livro. A conversa terá a participação de Bianca Encarnação, jornalista que é editora executiva de Ciência Hoje e, também, da Ciência Hoje das Crianças, com mediação de Mariana Pezzo, parceira do autor na coordenação do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A live acontece a partir das 19 horas, no Facebook do LAbI UFSCar e, também, no canal ClickCiência no YouTube.

Sobre a obra

O primeiro capítulo de “Física sem Mistério”, intitulado “A construção da Física”, traz uma abordagem histórica da disciplina que evidencia seu caráter de construção humana e, também, questiona a ideia de verdade absoluta, detalhando a forma como a Ciência nos permite compreender melhor o mundo em que vivemos. Este é um olhar que ganha especial relevância em tempos de fake news, pseudociência e ataques ao conhecimento especializado, ao deixar claro o modo de funcionamento da Ciência e a origem do seu poder de compreensão e previsão.

No segundo capítulo, “Reflexões sobre a Física”, o autor parte de grandes questões filosóficas e existenciais, como a questão recorrente sobre de onde viemos e para onde vamos, para destacar a beleza revelada na investigação da Natureza. Em “Modelos como a Física”, as ferramentas e linguagens utilizadas, especialmente a Matemática, são desmistificadas, e “O interesse físico” trata dos desafios envolvidos na atividade de divulgação e, também, no ensino de Física.

Em seguida, um conjunto de capítulos agrupados sob o título “Olhares para o infinitamente grande” trata dos mistérios relacionados às escalas astronômicas, falando da escuridão da noite, de planetas, estrelas e constelações, abordando até mesmo princípios – e equívocos – da astrologia, em sua comparação com a Astronomia.

Outro conjunto de capítulos olha para o “infinitamente pequeno”, introduzindo os pressupostos por trás da Mecânica Quântica e da Teoria da Relatividade, até chegar à Nanociência e a à Nanotecnologia. Por fim, o último agrupamento, intitulado “Diferentes olhares para a Natureza”, traz conhecimentos e descobertas sobre tópicos específicos de grande interesse na atualidade, como o fluxo de informações, energia, a passagem do tempo – aparentemente mais rápida na sociedade em que vivemos – e viagens interestelares.

O livro “Física sem Mistério”, publicado pela Appris Editora, já pode ser encontrado online nas principais lojas do ramo. A obra também está disponível no formato de livro eletrônico. No dia da live, será divulgado procedimento para obtenção de exemplares autografados.

Sobre o autor

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira é doutor em Ciências, Professor Titular do Departamento de Física (DF) da UFSCar e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador na área de Magnetismo, atua no Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM) do DF da UFSCar e, também, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), nos quais atua como coordenador de Difusão do Conhecimento, além de pesquisador.

Fundou, em 2006, o LAbI da UFSCar, do qual é Coordenador Geral. Em 2019, foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física, oferecido pela Sociedade Brasileira de Física.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *