Educação & Cultura

Ludo educativo incentiva uso sustentável da água


Em meio à pior crise hídrica dos últimos 90 anos que afeta a vida de milhões de pessoas de múltiplas formas, o grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo acaba de relançar o “EcoCasa-Água”, um game que incentiva o uso sustentável da água mostrando de maneira lúdica ações diárias que podem evitar o desperdício de água dentro de casa.

O EcoCasa-Água tem uma dinâmica adaptada a interfaces touch-screen, apesar de também estar disponível na versão web. O jogador deve usar o mouse ou o toque para remover personagens que fazem mau uso da água. Este personagem é então substituído por um novo, que faz o uso correto da água em diversas situações cotidianas. Conforme o jogador for conseguindo evitar o desperdício ele passa para a próxima fase. O objetivo do jogador é fazer com que a água da caixa d’água dure o máximo possível, ganhando pontos de acordo com o tempo de jogo.

O Ludo Educativo é um projeto difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, em parceria com a Aptor Software, uma das spin-offs do Centro.

O diretor do CDMF, professor Elson Longo, explica que a conscientização precisa começar a partir dos primeiros anos de vida e o game é uma forma de criar uma nova cultura a partir das crianças. “A falta de conservação das florestas está conduzindo a um desequilíbrio ecológico, afetando principalmente o sistema hídrico”, analisa.

Para acessar o jogo clique AQUI.

Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que surgiu em 2012 e desenvolve jogos educativos disponibilizados gratuitamente na internet sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

Além dos jogos, o Ludo Educativo também possui atividades para pintura e desenho (para serem baixadas, impressas e coloridas) e a plataforma Ludo Escola, na qual professores podem criar avaliações e atividades para os alunos. A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais de audiovisual da Aptor Software.

O Ludo Educativo estabeleceu convênios com prefeituras e redes de ensino para a utilização de sua plataforma e seus conteúdos em atividades educativas realizadas de modo remoto, especialmente no contexto da crise sanitária da COVID-19.

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *