Politica

Lula cogita desistir do Ministério da Casa Civil

Lula cogita desistir do Ministério da Casa Civil, a ideia é que o ex-presidente seja um articulador informal de Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na noite desta segunda-feira (21) com a presidente Dilma Rousseff para definir a situação do líder petista.

Segundo a Folha de S. Paulo, em conversas, Lula teria admitido a hipótese de renunciar ao Ministério da Casa Civil, para atuar como articulador informal. A definição depende de decisões da Justiça sobre a legitimidade de sua nomeação.

Ele foi escalado por Dilma para exercer informalmente, a partir desta segunda, a articulação política do Palácio do Planalto, função típica do chefe da Casa Civil.

Por sorteio, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin será o relator do pedido da defesa de Lula para anular a decisão de Gilmar Mendes. Este devolveu as investigações contra o petista para o juiz Sergio Moro.

O habeas corpus apresentado pelos advogados do ex-presidente foi direcionado ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, mas, de acordo com as regras do tribunal, esse tipo de ação só é julgada pelo presidente no recesso do Judiciário.

Com receio de que Moro possa deflagrar uma nova ação contra Lula, a defesa tenta anular a decisão de Gilmar Mendes que, ao suspender a posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil  determinou que as investigações do petista ficassem a cargo da Justiça no Paraná.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *