Politica

Lula diz que Congresso ‘assaltou’ poder de Dilma

Lula diz que Congresso ‘assaltou’ poder de Dilma  
Um assalto legalizado por uma maioria muito duvidosa na Câmara dos Deputados
8:03| 12/07/2016
Impeachment 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta segunda-feira (11) em Petrolina (PE) que o Congresso Nacional “assaltou” o poder da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) ao aprovar a admissibilidade do impeachment. “Dilma tinha três anos de mandato ainda. Mas nas caras resolveram reunir uma maioria lá (…) e assaltaram o poder. Aquilo foi um assalto. Um assalto legalizado por uma maioria muito duvidosa na Câmara dos Deputados”, disse Lula.

 Discursando para uma plateia de militantes petistas e membros de entidades de políticas para o semiárido, Lula também comparou o afastamento da presidente a uma casa que foi invadida. “Você mora numa casa, eu passo na frente da sua casa. Eu vejo que você não está cuidando bem dela. Eu digo, essa mulher não está cuidando bem, vamos entrar lá tomar a casa dela”, desse Lula, afirmando.

Na sequência, Lula afirmou que o governo Dilma “não estava legal”, mas disse este não deveria ser motivo suficiente para afastá-la do cargo. “Ela não estava legal. A gente estava vivendo um período ruim. E todos vocês estavam com bronca porque [Dilma] foi mexer na aposentadoria, mexer nos pescadores. Mas a gente não troca de presidente como troca de roupa”.

Em fala que teve como alvo direto o presidente interino, Lula disse que “até sindicalista” tem que disputar eleições e ganhar. “Se o Michel Temer quer chegar à presidência, ele tem que disputar a eleição”, disse. Em seguida, o público respondeu com gritos de “fora, Temer”.

‘ZAPZAP’ PARA SENADORES

No discurso, Lula defendeu que a população pressione os senadores a votarem contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff no julgamento previsto para agosto. “Vocês precisam fazer conversa com os senadores. (…) Mande carta, mande ‘zapzap’, mande qualquer coisa para pedir para eles não darem um golpe na democracia do país”, disse Lula, afirmando que faltariam seis votos para virar o placar no Senado a favor da petista.

Ao falar sobre a crise econômica, Lula defendeu medidas de estímulo à economia, como a concessão de crédito por meio dos bancos públicos para “colocar dinheiro na mão do pobre”.

A visita a Petrolina faz parte de uma programação de três dias de Lula por cidades nordestinas, onde participa de atos contra o impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT).

Mais cedo, em Juazeiro (BA), afirmou que o governo interino de Michel Temer (PMDB) está agindo para “desmontar programas sociais” e “vender o patrimônio” do país. E disse que Temer privatiza porque não sabe governar.

Nesta terça (12), o ex-presidente segue para as cidades de Carpina e Caruaru, em Pernambuco, onde participa de encontro com agricultores e de ato pela democracia. A programação será encerrada na quarta-feira (13) com um ato público no Recife. Com informações da Folhapress.

Noticias

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *