Araraquara

Mandado de prisão de Lula repercute na imprensa internacional

Mandado de prisão de Lula repercute na imprensa internacional
Diversos veículos de comunicação mundiais deram destaque ao pedido de prisão autorizado pelo juiz Sergio Moro

7:50 |Imprensa Internacional |2018ABR06 

Na tarde desta quinta-feira (5), o juiz Sérgio Moro autorizou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o Tribunal Regional Federal da 4ª região ((TRF-4), sediado em Porto Alegre, despachou o ofício com a autorização.

Veículos como a Reuters, AFP, El País, Expresso, Clarín, Le Monde não tardaram para repercutir o mandado de prisão do ex-presidente brasileiro. Na sequência noticiaram o The New York Times e o The Guardian,

O petista tem até às 17h desta sexta-feira (6) para se entregar voluntariamente, em Curitiba. Foi “vedada a utilização de algemas”.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês pelo caso do triplex do Guarujá.

“A queda do ícone da esquerda brasileira”, titula a manchete do site do jornal francês “Le Monde”.

O jornal argentino Clarín destaca que a decisão veio a menos de um dia de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado o pedido de “habeas corpus” preventivo feito pela defesa do petista. Destaca ainda que Lula lidera as pesquisas eleitorais.

“Sem esperar os prazos legais se esgotarem, o obstinado acusador de Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta noite a imediata prisão do presidente do Brasil”, escreveu o espanhol “El País”.

De acordo com a Reuters, “a decisão provavelmente encerra sua carreira política e quaisquer chances que ele tenha de concorrer à presidência”, destacando que “um candidato é proibido por lei de concorrer a mandato eleito por oito anos se for condenado por um crime”. Ideia esta que também é noticiada pelo Th New York Times.

Com o envio de ofício de autorização para a detenção de Lula, o TRF-4 não esperou o prazo para a defesa de Lula apresentar novos “embargos de declaração”, que terminaria em 10 de abril.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *