BrasilSLIDER

Milhares de casas estão prontas e não foram entregues, diz ministério

Milhares de casas estão prontas e não foram entregues, diz ministério
Unidades do Minha Casa, Minha Vida foram finalizadas em 2013 e, desde então, aguardam inauguração

15JAN2017| 9.04
 Ministério das Cidades

Construtoras que atuam no programa Minha Casa, Minha Vida denunciaram ao Ministério das Cidades que milhares de unidades habitacionais que ficaram prontas, desde 2013, nunca tiveram as chaves entregues a moradores. Os imóveis seguem vazios.

Para tentar fazer um raio-X da situação, o ministério pretende realizar um pente-fino no programa, para localizar todas as moradias nessa situação.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, o objetivo é implementar um sistema que disponibilize de maneira direta a relação de unidades habitacionais com a de beneficiados pelo projeto.

No ano passado, o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), chegou a afirmar que o número era de, “no mínimo”, 50 mil residências “encalhadas”. Segundo ele, elas não foram ocupadas pelas famílias por motivos políticos, já que o então governo da presidente Dilma Rousseff (PT) aguardava para “distribuir as casas a ministros e, só então, elas serem inauguradas”.

“Há no mínimo algo como 50 mil unidades [habitacionais] Brasil afora prontas, em algumas delas as pessoas já pagando prestação, do lado de fora, olhando para o seu apartamento sem poder entrar porque a presidente Dilma não permitiu a inauguração, à espera de ministro para inaugurar as obras”, afirmou, em maio de 2016.

Na época, ele chegou a afirmar que iria aconselhar o presidente Michel Temer a realizar uma cerimônia única para que a entrega das casas.

O ministério também pretende desenvolver um sistema para controlar o uso do Cartão Reforma, que dá recursos a fundo perdido para que famílias renovem suas casas. A ideia é dar publicidade a todos os gastos do programa em tempo real.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *