Saúde & Cuidados

Ministério da Saúde anuncia mudanças no calendário de vacinação

Ministério da Saúde anuncia mudanças no calendário de vacinação

“Essas mudanças são rotineiras. O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos”, afirmou o o secretario de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi

Nesta terça-feira (5), o Ministério da Saúde anunciou mudanças no calendário de vacinação. Imunizações contra HPV, polio e o reforço de dose para as vacinas infantis contra a meningite e pneumonia foram alteradas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a terceira dose da vacina de HPV (papiloma vírus humano) não será mais necessária em meninas entre nove e 14 anos de idade. Estudos recentes mostraram que duas doses são efetivas para protegê-las.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os bebês terão a redução de um dose na vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia. Agora serão duas doses, aos dois e quatro meses, seguida de um reforço, a ser aplicado preferencialmente aos 12 meses, mas podendo ser tomado até os quatro anos.

Na vacina de poliomielite, a terceira dose da vacina será injetável, e não mais oral. Ela é administrada aos seis meses de idade. Segundo o Ministério da Saúde, a alteração faz parte da estratégia para erradicação mundial da doença. No Brasil, o último caso foi registrado em 1989.

O reforço da vacina meningocócica C (conjugada), conhecida como meningite, não será aplicado mais preferencialmente aos 15 meses de idade, mas aos 12. O reforço pode ser feito até os quatro anos.

“Essas mudanças são rotineiras. O Calendário Nacional de Vacinação tem mudanças periódicas em função de diferentes contextos. Sempre que temos uma mudança na situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, fazemos modificações no calendário”, explicou o secretario de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi.

Notícias em Minuto

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *