Educação & Cultura

MNBA, no Rio, abre mostras em comemoração ao Dia Nacional da França

MNBA, no Rio, abre mostras em comemoração ao Dia Nacional da França
Data é celebrada na próxima sexta-feira, 14 de julho

13JUL2017|  16:09 - MUSEU NACIONAL

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, abre nesta sexta-feira (14), duas mostras: ‘Diálogos Contemporâneos’ e ‘Missão Francesa’. As exposições são em comemoração ao Dia Nacional da França, celebrado em 14 de julho.

A mostra ‘Diálogos Contemporâneos’ reúne cerca de 100 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, e tem curadoria de Claudia Saldanha e da pesquisadora e diretora do MNBA, Monica Xexéo.

A exposição é um recorte do acervo do museu e as obras expostas se situam entre os anos 1920 até o contemporâneo, espelhando alguns ângulos da influência francesa na vivência de artistas modernos e contemporâneos brasileiros.

Na exposição, poderão ser vistos trabalhos de nomes como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Flavio Shiró, Antonio Bandeira, Gonçalo Ivo, Sérvulo Esmeraldo, Luiz Áquila, Jorge Mori, e Lasar Segall, Maria Leontina.

‘Missão Francesa’ é um recorte do livro de mesmo nome, do artista André Penteado. Para a mostra, o artista selecionou um grupo de trinta e três fotografias que resumem as discussões levantadas no livro.

O livro Missão Francesa faz parte da trilogia Rastros, Traços e Vestígios. A publicação busca relacionar passado e presente a partir da formação de artes no Brasil, pelos franceses, em locais emblemáticos como o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu D. João VI e o Solar Grandjean de Montigny, e a personificação do que esse processo representou, em retratos de alunos e professores da Escola de Belas Artes da UFRJ, retratos de descendentes de Nicolas-Antoine Taunay e desenhos, pinturas e esculturas dos artistas que compuseram a Missão, assim como de seus alunos, pertencentes aos acervos das instituições visitadas. As informações são do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *