Araraquara

Moradores de área rural reclamam por pagar imposto de área urbana

Moradores de área rural reclamam por pagar imposto de área urbana
O vereador Elias Chediek (MDB) esteve, na sexta-feira (9), no Recanto dos Nobres e no Jardim Tropical para averiguar reclamações dos moradores em relação ao aumento exorbitante do valor venal e IPTU dos seus imóveis.

15FEV2018|  7:23   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

As reivindicações têm como base o aumento do IPTU e a falta de saneamento básico. “Moramos em uma região rural e pagamos os impostos de área urbana, porém, a única benfeitoria pública que temos é a iluminação, que é precária. Quando chove ninguém passa aqui. As ruas, por serem de terra, ficam péssimas e, com isso, as crianças daqui faltam da escola com frequência. Não temos esgoto, nem água encanada, usamos fossa e poço caipira”, relatou um morador.

O Recanto dos Nobres tem cerca de 58 chácaras, de 5 mil m² cada uma, que valem entre 140 e 150 mil reais, porém, a prefeitura fixou em torno de 250 mil reais o valor venal, segundo os proprietários totalmente fora da realidade.

O parlamentar ficou preocupado com toda a situação. “Essa é mais uma prova de que a atualização da Planta Genérica de Valores apresenta inúmeros falhas de conceituação. Esses proprietários já são injustiçados por pagarem imposto de área urbana, sem ter os benefícios desta e, além disso, alguns sofreram aumento de 593% no valor venal. Por esse motivo a PGV precisa ser atualizada através de amplo debate e não da forma que a prefeitura pretende efetuar as “correções”.

Elias Chediek sugeriu que todos procurem a Prefeitura para pedirem a revisão do IPTU, salientando que tem esperança de que a justiça julgue procedente o pedido de ação direta de inconstitucionalidade – ADIN da lei aprovada por 10 vereadores em dezembro de 2017.

Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmeevEWG

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *