AraraquaraSLIDER

Mulher do campo pesquisa e ação

Mulher do campo pesquisa e ação
Atividade cultural é realizada no assentamento Bela Vista

27JUL2017|  7:15 - IMPRENSA CAM

Em prol das camponesas do assentamento Bela Vista, o vereador Edio Lopes (PT), que também é membro da Defensoria da Mulher da Câmara Municipal de Araraquara, alunos e pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizaram, na última sexta-feira (21), uma ação em duas partes: pesquisa de diagnóstico da situação da mulher camponesa e oficina musical.

As entrevistas fornecerão dados para a pesquisa sobre a realidade da mulher camponesa do “Grupo Gênero, Novas Mídias e Política”, liderado pela professora Sylvia Iasulaitis. O objetivo é utilizar os resultados para provocar a elaboração de políticas públicas, por meio da Defensoria da Mulher, com a participação do vereador Edio Lopes.

Os pesquisadores são alunos de graduação e doutorado, provenientes de diversas áreas do saber, como ciências sociais, biologia, química, arquitetura, filosofia, música e estatística. O questionário utilizado aborda questões como o acesso das camponesas à saúde, educação, segurança e renda. “Queremos ouvir as vozes das mulheres, conhecer suas situações e contribuir para que elas usufruam dos seus direitos”, afirmou Sylvia.

A coleta já forneceu resultados prévios, pois foi constatado, por exemplo, que as camponesas têm dificuldades para aderir ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e para conseguir regulamentação conjunta do lote em que vivem, além de precisarem de transporte para estudar na cidade, “há uma demanda importante de um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos”.

“Essas informações são de extrema importância para identificarmos os problemas dessas mulheres e construirmos soluções junto ao Executivo, a fim de melhorarmos a qualidade de vida delas”, destacou Edio.

Após a coleta de dados, os pesquisadores promoveram uma oficina musical na casa do Incra, na Agrovila. As camponesas participaram de uma atividade de percussão corporal, conduzida pela professora Blenda Sandre, do curso de licenciatura em Música da UFSCAR.

Fotos em: https://flic.kr/s/aHsm184wpT

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *