Educação & Cultura

Museu Ferroviário estará aberto neste domingo (18)

Museu oferece um passeio pelo universo dos ferroviários, com entrada gratuita

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo estará aberto para visitação neste domingo (18), das 10 às 13 horas. A atividade faz parte do programa Museu aos Domingos, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e oferece entretenimento gratuito a quaisquer interessados.

O Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários – entre outros. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.

O saguão superior conta com a Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia.

Vale destacar que a abertura dos museus é rotativa, ou seja, cada domingo tem um dos museus abertos para a visitação gratuita, no horário das 10 às 13 horas. O Museu Ferroviário de Araraquara funciona de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 17h45; e aos sábados, das 9 às 12 horas.  A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3332-3739.

“Museus aos domingos” – Visite o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo

Data: domingo (18/10)

Horário: das 10 às 13 horas

Endereço: Rua Antônio Prado, s/nº – Centro de Araraquara

Imprensa divulgação

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *