Brasil

Nanopartículas com o comportamento de moléculas orgânicas é tema de defesa de mestrado de aluno do CDMF

Nanopartículas com o comportamento de moléculas orgânicas é tema de defesa de mestrado de aluno do CDMF
O trabalho aborda as nanopartículas de ZrO2 funcionalizadas com ácido oleico como…

01NOV2017|  7:10 - José Angelo Santilli  Foto: José Angelo Santilli

O aluno William Alberto Leonel Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar, defendeu seu mestrado com o título “Interações de sistemas nanoestruturados de ZrO2/ácido oleico em diferentes solventes orgânicos.

O trabalho aborda as nanopartículas de ZrO2 funcionalizadas com ácido oleico como macromoléculas e utiliza a viscosidade intrínseca para a caracterização da fração volumétrica desses sistemas, esse tipo de abordagem foi possível devido a alta carga de orgânicos funcionalizados na superfície do nanocristal de modo que esse material se comporta como uma mistura líquido – líquido quando em solventes orgânicos. A fração volumétrica calculada a partir da viscosidade intrínseca foi comparada com as técnicas de SAXS e DLS. As técnicas tiveram os valores correlacionados, corroborando a nova abordagem utilizada para esse sistema nanoestruturado.

O trabalho teve a participação do Dr. Jefferson Bettini, pesquisador do CNPEM, e dos professores vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Prof. Dr. Emerson Camargo e Prof. Dr. Edson Roberto Leite (orientador). O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP.

Foto: CDMF/Divulgação

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *