Araraquara

Oficina de tapetes artesanais neste sábado no museu

Oficina de tapetes artesanais neste sábado no museu
      Lucinda Artesã apresenta técnicas para tecelagem manual no Museu Voluntários da Pátria acessível para cadeirantes e com LIBRAS

8:36 |IDNews/Théo Bratfisch  | 2018OUT19 |

A exposição ’Teares pelo Mundo, tecelagem artesanal com Maria Lucinda Bueno’, no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo, no centro em Araraquara, ressalta as finalidades cultural e pedagógica do processo artesanal da tecelagem. O público visitante pode conferir fotografias antigas de teares manuais de 27 países que impressionam pela engenhosidade, beleza, rusticidade, originalidade e praticidade, como também, a cronologia da evolução tecnológica do setor têxtil industrial aos dias de hoje. Tem por objetivo destacar um exemplo de empreendedorismo com desenvolvimento da economia criativa, que gera trabalho, empregos e renda, frente aos desafios econômicos da crescente industrialização e a necessidade de mão de obra especializada.

Neste sábado, dia 20 de outubro, das 9h30 às 12h, a artista homenageada Lucinda Artesã, apresenta oficina sobre a confecção de tapetes artesanais para iniciantes, com técnicas profissionais.

Objetos utilizados no processo de uma oficina de tear artesanal, rocas, teares, lã natural de carneiro, tinturas naturais, entre outros, peças em tapeçaria produzidas pela artista-artesã e fotos de tapetes com tramas artísticas, curiosidades como a própria biografia e peças da sua coleção de carneiros em artesanatos, também integram a exposição. O visitante tem a oportunidade de confeccionar um mini-tapete e levar para si como recordação da experiência museal.

O projeto em parceria com a Gerência Municipal de Museus e Secretaria Municipal da Cultura, recebe apoio cultural da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araraquara (ACIA) com o Instituto Idioma Surdo, que promovem gratuitamente ao público a iniciativa de utilidade pública promovida pela Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (ABATur) com produção geral assinada pelo publicitário Théo Bratfisch.

Visitas escolares e grupos podem ser agendados pelo fone (16) 3322-4887. Toda a programação é gratuita e acessível para cadeirantes, idosos e aos sábados com LIBRAS para pessoas surdas. A exposição inaugurada em 17 de setembro, se encerra em 31 de outubro de 2018.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *