ONG diz que venezuelanos estão se alimentando de comida para cachorro

ONG diz que venezuelanos estão se alimentando de comida para cachorro
Uma organização não-governamental denunciou nesta sexta-feira (12) que a população está comendo alimentos para cachorro, misturada com ovos mexidos ou arroz

12JAN2018|  7:36 - Denuncia   - Foto:  © Internet

A ONG Programa Venezuelano de Educação e Ação para os Direitos Humanos (Provea) visitou supermercados em Caracas e concluiu que “muitas pessoas compram as chamadas ‘salsichas para cães’, que são compostas por ossos de frango triturados e misturados com outras partes não comestíveis do frango” para “consumo humano”, denunciou nesta sexta-feira (12).

Segundo o relatório, algumas pessoas admitiram que ingeriam aquele alimento com ovos mexidos ou fritos e misturados com arroz.

Com base em outras denúncias, o jornal venezuelano ‘El Universal’ noticiou que o consumo de alimentos para animais se converteu numa “prática normal” para “muitos venezuelanos”, perante a “escassez” e “altos preços” dos alimentos no país.

“Um dos principais alimentos para animais que as pessoas consomem é o arroz [para galinhas], por ser mais econômico e render mais, mas a este produto adiciona-se salsichas para cães”, explicou.

O médico Manuel Hernández, do organismo para as questões sanitárias no estado venezuelano de Miranda, advertiu, num comentário difundido pela Internet, que o arroz usado para alimentar galinhas “não cumpre com as melhores condições de higiene”, e se trata de um “subproduto”, colhido a partir do desperdício do arroz tradicional.

Hernández lembrou que aquele arroz “contém bactérias” e que “durante o processo de produção poderá ter caído no chão e estar contaminado com urina de roedores”.

A nutricionista Yazarenit Mercadante, da Fundação Bengoa para a Alimentação e Nutrição, advertiu para o risco de doenças, contraídas através do consumo de produtos que são vendidos avulso e cujas condições de processamento e armazenamento são desconhecidas.

Mercadante lembrou que as salsichas para animais podem conter partículas que não foram tratadas adequadamente.

Para a Provea, o uso de alimentos de animais para consumo humano “é uma dramática consequência da violação do direito à alimentação por parte do Estado” venezuelano, o qual acusa de “não tomar medidas para garantir que a população tenha acesso a produtos da dieta básica, de maneira segura e a preços acessíveis”.

“Nesse sentido, as fiscalizações aos supermercados são medidas arbitrárias e insuficientes para garantir comida para os venezuelanos”, explicou, numa alusão à recente descida de preços imposta pelas autoridades.

A Coreia do Norte aceitou o convite de Seul para realizar uma reunião de alto nível no próximo dia 9 de janeiro para debater a participação de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, que ocorrem entre 9 e 25 de fevereiro. Essa será a primeira reunião entre os dois governos em mais de dois anos e surge após a diminuição das ameaças de Kim Jong-un contra os vizinhos. + Ao contrário de Obama, Trump aperta cerco à maconha Na mensagem de fim de ano, o ditador norte-coreano continuou a provocar os Estados Unidos de Donald Trump, mas desejou "um sucesso verdadeiro" para as Olimpíadas sul-coreanas - ressaltando que pensava em mandar uma delegação para o outro lado da fronteira. No dia seguinte, Seul convidou os norte-coreanos para uma reunião na "cidade da trégua", Panmunjon, que fica próxima à fronteira das duas nações na chamada área de desmilitarização. Como resposta, a Coreia do Norte reativou um canal de comunicação por telefone e, após cinco conversas, de acordo com a mídia local, houve um acordo para marcar a reunião. (ANSA)

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor - Câmera -

Um comentário em “ONG diz que venezuelanos estão se alimentando de comida para cachorro

  • 13 de janeiro de 2018 em 02:31
    Permalink

    Meu Deus, que situação chegou Venezuela. Quem diria ser possível em pleno século 21, seres humanos sendo alimentados com ração como se alimenta cães.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *