Araraquara

ONU adota novas sanções contra a Coreia do Norte

ONU adota novas sanções contra a Coreia do Norte, para Barack Obama, o pacote de sanções é “uma resposta firme, unida e apropriada da comunidade internacional” ao ensaio nuclear e ao lançamento de um míssil

O Conselho de Segurança da ONU adotou hoje, por unanimidade, as mais fortes sanções já impostas à Coreia do Norte em resposta aos recentes ensaios nuclear e balístico realizados pelo regime comunista.

Os 15 membros do Conselho aprovaram por unanimidade a resolução, apresentada pelos Estados Unidos e apoiada pela China, único aliado de Pyongyang, o que é visto como um incremento na pressão internacional sobre a Coreia do Norte.

Para o presidente norte-americano, Barack Obama, o pacote de sanções é “uma resposta firme, unida e apropriada da comunidade internacional” ao ensaio nuclear de 06 de janeiro e ao lançamento de um míssil de 07 de fevereiro.

“A comunidade internacional, falando a uma só voz, envia a Pyongyang uma mensagem simples: a Coreia do Norte tem de abandonar estes programas perigosos e escolher um caminho melhor para o seu povo”, afirmou Obama numa declaração divulgada à imprensa.

A resolução impõe a todos os países a medida sem precedente de inspecionar todas as mercadorias com origem ou destinadas à Coreia do Norte e a proibição de entrada nos portos a navios e de voos de aviões suspeitos de transportar bens ilegais para aquele país.

O pacote inclui também a proibição das exportações norte-coreanas de carvão, ferro e minério de ferro, ouro, titânio e minerais raros, assim como a importação de combustível de aviação, incluindo combustível para mísseis.

“Trata-se de algumas das sanções mais duras adotadas contra qualquer país do mundo, certamente as mais duras contra a RPDC (República Popular Democrática da Coreia)”, afirmou o embaixador do Reino Unido, Matthew Rycroft.

“Isto marca uma virada significativa do Conselho de Segurança no seu conjunto”, acrescentou.

As sanções preveem ainda a expulsão pelos países membros da ONU de diplomatas norte-coreanos que estejam envolvidos em contrabando ou outras atividades ilegais e acrescenta 16 indivíduos e 12 entidades à lista “negra” das sanções, incluindo a agência espacial e os serviços de informações norte-coreanos.

Sanções anteriores contra a elite do regime foram também alargadas, com a proibição de exportação para a Coreia do Norte de relógios de luxo, motos de neve, embarcações de passeio e equipamentos esportivos.

A resolução 2270, hoje aprovada, foi negociada ao longo de sete semanas pelos Estados Unidos e a China, mas o seu impacto vai depender da rigorosa aplicação das medidas, nomeadamente por Pequim.

O pacote de sanções é o quinto da ONU contra a Coreia do Norte desde o primeiro ensaio nuclear, em 2006.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *