Polícia Federal

Operação Catena investiga fraudes em benefícios de auxílio-reclusão em PB

Operação Catena investiga fraudes em benefícios de auxílio-reclusão em PB

7:34IDNews/Polícia Federal| 2018SET15  |

Cabedelo/PB – A Polícia Federal deflagrou hoje (14/8) a Operação Catena, com o objetivo de desarticular esquema fraudulento de concessões de auxílio-reclusão, concedidos por servidora do INSS, em João Pessoa/PB.

Cerca de 50 policiais federais foram mobilizados para dar cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva, além de ordem judicial de afastamento de servidora pública de suas funções, bem como a determinação da suspensão de todos os benefícios previdenciários objetos de fraude.

Durante a investigação, iniciada em março de 2017 no âmbito da Força-Tarefa Previdenciária, verificou-se a concessão de 23 benefícios previdenciários, especificamente auxílio-reclusão, concedidos irregularmente por servidora do INSS, em João Pessoa/PB, desde o ano de 2015, causando prejuízo superior a R$ 1 milhão. Os investigados obtiveram a concessão de benefícios irregulares para familiares de indivíduos que nunca tinham sido presos e também em razão de filhos de presidiários que nunca existiram.

A operação deflagrada interrompeu a fraude, evitando grande prejuízo aos cofres públicos, especialmente se for levado em conta a expectativa média de vida da população brasileira somada ao tempo em que os fraudadores estariam recebendo os benefícios concedidos irregularmente.

Os envolvidos foram indiciados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas, somadas, podem superar 20 anos de prisão. O preso e os objetos arrecadados nas buscas foram trazidos para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba.

Comunicação Social da Polícia Federal na Paraíba

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *