Araraquara

Outubro Rosa é abordado na Tribuna Popular de Araraquara

Outubro Rosa é abordado na Tribuna Popular de Araraquara
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres

9.12| 19OUT2016
Renata Silva de Oliveira Viviane

A mastologista e ginecologista Renata Silva de Oliveira Viviane utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça, 18/10, para abordar do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A médica falou da falsa ideia de que somente as mulheres enfrentam essa doença. “1% dos homens também é vítima dela”, afirmou.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, excluindo-se o câncer de pele.

Estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovaram que são registrados anualmente mais de 57 mil casos de câncer de mama no Brasil.

Os números são alarmantes e a Dra. Renata alerta que é preciso conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce através da mamografia.

Com sua experiência na área, a médica, de forma didática, explicou que a mamografia não dói e com as tecnologias digitais o exame é fácil de ser executado e o diagnóstico é muito tranquilo. “Com o diagnóstico precoce a cura chega a 90%”, confirmou.

“O SUS preconiza que os exames devem ser feitos por pessoas com 50 anos e nós, mastologistas, preconizamos 40 anos. Quanto mais cedo fizermos o diagnóstico, mais chances de sucesso o tratamento terá”, cravou.

Lembrou que, como em 2002 um monumento em São Paulo ganhou uma iluminação rosa, a partir de hoje a Câmara Municipal de Araraquara também ficará iluminada dessa cor até o final do mês.

E o trabalho de conscientização vai continuar. Como programado para todas as unidades de saúde pública, no próximo sábado acontecerá uma ação no Posto de Saúde do Melhado para conscientizar os moradores daquela região da cidade.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *