Araraquara

Palestra na Câmara abre Semana do Patrimônio Histórico

Palestra na Câmara abre Semana do Patrimônio Histórico
A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, abriu o evento agradecendo o…

17OUT2017| 7:00   -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

Com apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, a Casa de Leis recebeu, na noite desta segunda-feira (16), a oficina de patrimônio “A relevância e importância dos bens tombados” do arquiteto e técnico da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAT), José Antonio Chinelato Zagato, na abertura da Semana do Patrimônio Histórico.

A coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, Fabiana Virgílio, abriu o evento agradecendo o apoio da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal e enfatizou o valor de se retomar a Semana neste ano.

Segundo o vice-prefeito Damiano Neto (PP), “a cidade de Araraquara é privilegiada por ser um município que atua na preservação do seu patrimônio. Então estar presente hoje na abertura desta Semana tem grande significado pela importância e relevância das atividades que serão desenvolvidas nesses seis dias”.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Luciana Gonçalves, afirmou que “a programação da Semana ficou muito boa. Conseguimos abranger todas as áreas do patrimônio. Devemos sempre trabalhar vendo o que podemos avançar em Araraquara, e tenho certeza de que essa Semana será bastante produtiva”.

Para a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paleontológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara (Compphara), Beatriz Aied, “é extremamente importante a participação da sociedade em relação ao patrimônio histórico e a nossa cidade. Então me sinto privilegiada de poder participar de um momento como esse e da organização dessa Semana, além da Conferência que ocorrerá no sábado”.

O palestrante lembrou que “o patrimônio é construído por meio de conversas, através de diferentes visões de mundo. É constituído por bens de natureza material e imaterial. Mas um patrimônio não sintetiza 200 milhões de pessoas”.

A Semana do Patrimônio Histórico, com o tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, terá uma programação gratuita até o dia 21 de outubro. Confira:

– Terça-feira (17), às 19 horas: “Rastros e vestígios: bate-papo sobre Arqueologia e Paleontologia”, com os professores Robson Rodrigues (Fundação Araporã) e Marcelo Fernandes (UFSCar), no MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara.

– Quarta-feira (18), das 9 às 17 horas: oficina “Do manuseio correto a pequenos restauros”, realizada pelo SISEN – SP, no Centro de Conservação e Recuperação de Acervos Diversos (CECRAD/ Praça Pedro de Toledo). São 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo). Às 19 horas: exibição dos documentários “Maestro Tescari – OPUS In Memoriam”, com direção de Paulo Delfini, e “Baile do Carmo”, com direção da Shaynna Pidori, no Museu Ferroviário. Após as exibições, haverá bate-papo com o diretor e curador Paulo Delfini.

– Quinta-feira (19), às 19 horas: palestra “Tempos de Desconstrução” com o professor José Francisco (UFSCar), na Casa da Cultura – Sala Jean Paul Sartre.

– Sexta-feira (20), às 19 horas: abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico. Mesa redonda: “Memórias, Tradições e Construções” com os professores Maísa Fonseca (Uniara), Joana D’Arc Oliveira (IAU-USP) e João Carlos Geraldo (Uniara), na Uniara – Auditório José Araújo Quirino dos Santos.

– Sábado (21), das 8h30 às 12h30: Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues – anexo à Casa da Cultura, com entrada pela Avenida Espanha.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsm7ioGuX

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *