PoliticaSLIDER

Para barrar nova denúncia, Temer deve pedir suspeição de Janot

Para barrar nova denúncia, Temer deve pedir suspeição de Janot
Advogados do presidente da República apontarão fatos que consideram “heterodoxos” e que caracterizariam parcialidade por parte do procurador-geral

07AGO2017|  9:10 - ESTRATÉGIA

Prevendo uma possível segunda denúncia por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), dessa vez por obstrução da Justiça, o presidente Michel Temer e seus advogados já preparam uma estratégia para barrar o procurador-geral Rodrigo Janot: pedir a suspeição dele.

O plano, no entanto, conforme a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, pode ser suspenso se Janot der sinais de que não agirá mais contra o presidente, até o fim do seu mandado à frente do Ministério Público Federal, que termina no próximo mês.

Os últimos acontecimento, porém, apontam para uma tendência contrária, já que, na semana passada, o procurador-geral pediu a inclusão de Michel Temer e de dois de seus ministros, Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral), em um antigo inquérito, conhecido como “quadrilhão do PMDB”, que investiga integrantes do partido na Câmara dos Deputados.

Para alegar a suspeição de Janot, a defesa de Temer apontará fatos que considera “heterodoxos” por parte do procurador-geral e lista, principalmente, dois: o crédito dado pela PGR à gravação apresentada pelo empresário Joesley Batista, de uma conversa com o presidente, sem pedir que o material fosse periciado antes; e ter se reunido com líderes do PSOL, antes da votação da denúncia contra Temer na Câmara, respondendo a um questionário apresentado pelos deputados do partido.

Os advogados do peemedebista afirmam que, como parte do processo, o procurador-geral não poderia falar com os juízes – no caso, os deputados, que julgariam se a denúncia poderia seguir no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *