Ícone do site IDNews

Parceria do CDMF e UNIFESP abre perspectivas para novos materiais nas áreas de alimentos e cosméticos

Parceria do CDMF e UNIFESP abre perspectivas para novos materiais nas áreas de alimentos e cosméticos

| IDNews | Brasil | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

As pesquisadoras Anna Rafaela Cavalcante Braga e Tatiana Martelli Mazzo, professoras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estiveram realizando experimentos na sede do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), no Laboratório interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica (LIEC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre os dias 13 e 17 de janeiro.

As atividades fazem parte da parceria firmada entre as pesquisadoras e o CDMF, firmada em julho de 2019, que tem como objetivo realizar atividades de bioprospecção de produtos e tecnologias oriundos da biodiversidade brasileira.

Os experimentos realizados pelas pesquisadoras na última semana estão relacionados ao projeto FAPESP intitulado “Nanoestruturas contendo antocianinas extraídas de juçara (Euterpe edulis Mart.): interação com bactérias ácido-láticas e biodisponibilidade”, coordenado por Braga, e que conta com a participação dos pesquisadores Elson Longo e Marcelo de Assis, ambos integrantes do CDMF, na etapa de caracterização das nanoestruturas obtidas pelas pesquisadoras na UNIFESP.

A parceria abre uma gama de possibilidades de aplicação de nanoestruturas e novos materiais nas áreas de alimentos e cosméticos.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp, e recebe também investimento do CNPq, a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile