Saúde & Cuidados

Passos para se proteger das alergias oculares de inverno

Passos para se proteger das alergias oculares de inverno
Os fatores que desencadeiam as alterações visuais durante o inverno são muitos, mas o principal é a poeira

8:02 |LIFESTYLE | 2018JUL02 | 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 57 milhões de brasileiros sofram com algum tipo de alergia. E em mais da metade dos casos, ela se manifesta nos olhos. Com a chegada do frio, isso acontece com ainda mais frequência. “Além de gripes e resfriados, as alergias oculares também são bastante comuns neste período”, garante o médico oftalmologista Dr. André Luís Alvim Malta, consultor das Óticas Diniz.

Os fatores que desencadeiam as alterações visuais durante o inverno são muitos, mas o principal é a poeira. “As temperaturas mais frias, a falta de chuva e a baixa umidade do ar agravam o problema da poluição, assim como os gases emitidos pelos automóveis. E os olhos acabam ficando secos com mais frequência”, afirma o especialista.

Outro vilão da saúde dos olhos na estação são os ácaros, que voltam a circular nos ambientes por meio do uso de roupas, agasalhos e cobertores que estavam em guarda-roupas escuros ou fechados. “Além de todos esses componentes, a genética influencia e muito o aparecimento das alergias oculares. Por isso, é preciso estar atento a sintomas como ardor, coceira, secreção, irritação, inchaço e olhos vermelhos, que indicam que algo não está bem”, ressalta Malta.

Abaixo, o consultor mostra seis passos para se prevenir e proteger das alergias oculares de inverno:

1. Higiene é fundamental – evite levar as mãos para esfregar ou coçar os olhos, principalmente se não estiverem limpas e higienizadas no momento.

2. Aposte na boa alimentação – a ingestão de líquidos e de alimentos saudáveis são importantes em todo o ano, e especialmente no inverno. Por isso, inclua água, frutas e legumes na dieta diariamente.

3. Fuja de ambientes fechados – ficar muito tempo nesses locais e com ar condicionado ligado aumenta as chances de transmissão de doenças. Prefira ambientes abertos que facilitam a circulação de ar e a dispersão de agentes poluentes que contribuem no surgimento das alergias oculares.

4. Se proteja dos fatores naturais – o uso frequente de bonés e chapéus protegem a saúde dos olhos dos efeitos colaterais do vento, do sol e da poeira. Mesmo nos dias mais frios ou nublados, a utilização desses itens é recomendada.

5. Não dispense o uso de óculos escuros – utilize sempre o acessório durante o inverno. O item ajuda a proteger os olhos contra os raios ultravioletas UVB/UVA mesmo em dias nublados, chuvosos ou com pouco sol. E não abra mão da saúde ao economizar com óculos piratas de camelôs ou vendidos em lojas populares. O acessório só é seguro quando comprado em óticas de confiança e que contam com o certificado de procedência do produto.

6. Cuidado com a automedicação – ao sinal de qualquer desconforto ou irritação nos olhos procure ajuda de um médico. Ele é o único profissional capacitado para o diagnóstico e a prescrição de medicamentos. Por isso, jamais use medicamentos sem controle ou sem a devida prescrição médica, já que pode levar a lesões graves ou, até mesmo, irreversíveis aos olhos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *