Gastronomia & Saúde

Pesquisa estuda como deixar a carne do churrasco mais macia

Pesquisa estuda como deixar a carne do churrasco mais macia

Estudo brasileiro quer identificar como é possível preparar um churrasco e deixar a carne mais macia

Ninguém gosta de comer churrasco com carne dura. Para alegria de muitos, um estudo brasileiro descobriu que é possível diminuir esse problema.

Segundo o UOL, cientistas brasileiros da Esalq da USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) estudaram durante três anos as carnes bovinas para descobrir genes que impactam na maciez da carne.

A pesquisa identificou alguns pontos importantes que podem fazer um bovino ter carne macia ou não.

Estudo

Os pesquisadores analisaram o DNA da raça Nelore, que representa cerca de 80% do gado brasileiro. Os cientistas investigaram quais bois tinham genes deletados e quais continham os mesmos genes com muito mais cópias do que um animal considerado comum. O segundo objetivo foi analisar o impacto fisiológico e fenotípico por conta da ausência ou da abundância desses genes.

Resultado

O estudo concluiu que a maciez da carne pode ser regulada pelo metabolismo do animal, com destaque para a morte celular programada. De acordo com a publicação do UOL, os cientistas ainda identificaram diferenças nos genes de bovinos com o que já havia sido descrito em pesquisas anteriores. Isso indica que outros genes podem ser responsáveis pela maciez das carnes.

A principal novidade descoberta com o estudo foi a identificação de microRNAs que são potenciais reguladores da maciez do animal. A reportagem refere ainda que a pesquisa continuará, no entanto, os dados já coletados permitem que seja realizada uma melhor seleção dos bovinos.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *