Brasil

Pesquisador do CDMF recebe 1ª edição do Prêmio “José Arana Varela”

Pesquisador do CDMF recebe 1ª edição do Prêmio “José Arana Varela”

Plenária de premiação ocorreu durante a reunião anual da SBPMat


O pesquisador Edson Leite, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ-UFSCar) e Vice-Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), foi agraciado com a primeira edição do Prêmio “José Arana Varela” concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) durante a realização da  ‘XIX Brazil MRS Meeting’.

Leite é integrante da World Academy of Ceramics e Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Em 2014, foi co-presidente da MRS Spring Meeting em San Frascisco, CA. Em 2019 foi eleito para a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Na sessão plenária do prêmio estavam presentes, além de Leite, os pesquisadores Monica Cotta, Presidente da SBPMat, Gustavo Dalpian, Chair da XIX Brazil MRS Meeting, e Elson Longo, professor do DQ – UFSCar e Diretor do CDMF.

O prêmio concedido pela SBPMat foi criado para laurear os personagens de destaque na pesquisa e inovação em novos materiais e homenageia o saudoso Professor José Arana Varela, um reconhecido expoente na sua área, com seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.

José Arana Varela

Varela foi professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Além disso, Varella foi presidente da SBPMat e Coordenador em Inovação e Vice-Diretor do CDMF.

Nascido em Martinópolis, interior de São Paulo, em 11 de abril de 1944, graduou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Ciência de Materiais pela University of  Washington.

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Varela também era membro da World Academy of Ceramics, da American Ceramic Society, do Conselho de Curadores da Ceramic and Glass Industry Foundation, e da Materials Research Society.

Recebeu vários prêmios e honrarias, entre os quais o Prêmio Epsilon de Ouro, da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro – o primeiro não espanhol a receber a distinção –, o Prêmio Scopus Elsevier, pela sua contribuição para a ciência no Brasil, o Global Star Award (2013) e o Bridge Building Bridge Award (2014), os dois últimos da American Ceramic Society.

Como pesquisador, Varela tinha grande experiência em ciência de materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroeletricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização. Manteve forte intercâmbio com instituições de pesquisa na Espanha, França, Estados Unidos, Eslovênia e Itália.

Foi membro do corpo editorial de diversas revistas, entre as quais Ceramics International, Science of Sintering, Cerâmica e Materials Research.

Publicou mais de 500 artigos em revistas internacionais, possui 15 pedidos de privilégios e gerou mais de 500 trabalhos em Congressos. Desenvolveu mais de 35 projetos e convênios com os governos: Federal e Estadual e também com empresas. Orientou e co-orientou mais de 50 teses e dissertações. Recebeu mais de 20 prêmios e menções honrosas, incluindo o Prêmio Épsilon de Ouro da Sociedade Espanhola de Cerâmica e Vidro.

CDMF

CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *