Ícone do site IDNews

Pesquisador do CDMF recebe convite para projeto na Universidade de Harvard

Pesquisador do CDMF recebe convite para projeto na Universidade de Harvard

| IDNews | Brasil | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

O pesquisador João Paulo de Campos da Costa, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP) e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), foi convidado pelo Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, na Universidade de Harvard, Boston, Estados Unidos, para um intercâmbio de um ano em um projeto de pesquisa envolvendo o desenvolvimento de ensaios eletroquímicos, fabricação de sensores e integração em novas plataformas de diagnóstico que abordarão os seguintes pontos: Microfabricação de dispositivos com baixo consumo de volume por amostra, resultados rápidos e de alto rendimento; Microfluídica e a integração de esquemas de detecção multiplexados em um único dispositivo.

Todo o período de intercambio será patrocinado pelo próprio instituto da Universidade de Harvard.

Este convite com bolsa foi fruto do trabalho apresentado na Universidade de Harvard, sobre “Miniaturized wireless system for hepatitis C detection”, tema do mestrado. O sistema miniaturizado desenvolvido possui uma comunicação sem fio para dispositivos móveis e um módulo de leitura, responsável por adquirir os sinais amperométricos das reações imunoquímicas entre o antígeno-anticorpo do virus da hepatite C (VHC).

Os resultados experimentais mostraram a detecção de VHC positivo em amostras biológicas para limites de detecção relativamente baixos, na ordem de 1 ng d anticorpos de anti-VHC da classe IgG. A portabilidade do sistema desenvolvido alinhada com a produção promissora na área de diagnósticos clínicos, que pode adaptado para a detecção de outras doenças.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile