Ícone do site IDNews

Pesquisadores do CDMF estão entre os autores de novo livro sobre abordagens emergentes de pesquisa

Pesquisadores do CDMF estão entre os autores de novo livro sobre abordagens emergentes de pesquisa

| IDNews |Brasil| José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) são autores de alguns dos capítulos do livro “Emerging Research in Science and Engineering Based on Advanced Experimental and Computational Strategies“, recém-lançado pela editora Spinger.

A publicação, que tem como editores Felipe de Almeida La Porta e Carlton A. Taft, discute os principais desafios e novas oportunidades na pesquisa em ciência e engenharia, que envolvem a combinação de abordagens computacionais e experimentais como uma estratégia promissora para chegar a novos abordagens sobre as relações entre composição, estrutura e propriedade, fundamentais para possibilitar um salto tecnológico em um futuro próximo.

O capítulo “Magnetic Properties of Conducting Polymers” conta com a autoria dos pesquisadores Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (DF – UFSCar) e Coordenador de Difusão do CDMF, e Ernesto Chaves Pereira, professor do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e Coordenador de Inovação do Centro. O capítulo também é assinado por Alessandra Alves Correa.

O pesquisador Elson Longo, Professor Emérito do DQ – UFSCar e Diretor do CDMF é um dos autores do capítulo “Photocatalytic and Photoluminescent Properties of TiO2 Nanocrystals Obtained by the Microwave Solvothermal Method”, também assinado por Kleber Figueiredo de Moura, Laís Chantelle, Márcia Rejane Santos da Silva, Máximo Siu–Li, Maria Gardênia Fonseca, Ary da Silva Maia e Iêda Maria Garcia dos Santos.

O Diretor do Centro também assina o capítulo “High Coverage of H2, CH4, NH3 and H2O on (110) SnO2 Nanotubes” em colaboração com Júnio César Fonseca Silva, José Divino dos Santos, Jorge Luiz Costa Junior, Carlton A. Taft e João Batista Lopes Martins.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile