Ícone do site IDNews

Pesquisadores do CDMF participam de evento internacional em busca de recursos supercomputacionais

Pesquisadores do CDMF participam de evento internacional em busca de recursos supercomputacionais

| IDNews|Brasil | José Angelo Santilli

Iniciativa é fruto de parceria internacional com a Universitat  Jaume I

IDN/Pesquisas

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) participaram do 13th RES – Red Española de Supercomputación – Users Conference. A RES, coordenada pela Barcelona Supercomputing Center, visa gerenciar tecnologias de alto desempenho para promover a excelência e inovação para o progresso da ciência. O evento foi realizado na cidade de Zaragoza/Espanha entre os dias 18 e 19 de setembro de 2019.

Participaram do evento os pesquisadores Eduardo de Oliveira Gomes e Rafael Aparecido Ciola Amoresi os quais atualmente desenvolvem pesquisas na Universitat Jaume I (UJI), supervisionados pelo Prof. Dr. Juan Andrés. Os pesquisadores apresentaram os trabalhos “DFT calculations approach for PbMoO4 and Pb1-2XCaXSrXMoO4 (x= 0.1, 0.2, 0.3, 0.4 and 0.5) Solid Solutions”, “An atomistic understanding of the 2DEG at the LaAlO3-SrTiO3 interface” e buscaram acesso aos recursos disponíveis na Rede Espanhola de Supercomputadores.

Os trabalhos apresentados são partes de pesquisas desenvolvidas nas facilidades do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e cooperação com a Espanha. Obter acesso aos recursos disponíveis no RES implica utilizar de excepcional infraestrutura em supercomputadores o que permite o desenvolvimento de pesquisas com alto nível de qualidade.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile