Brasil

Pesquisadores do CDMF participam de evento online internacional sobre acidentes com monóxido de carbono

Pesquisadores do CDMF participam de evento online internacional sobre acidentes com monóxido de carbono

| IDNews® | Brasil | José Angelo Santilli
IDN – Interior – São Carlos

Nesta próxima quarta-feira, dia 29, às 17h30, acontece o debate online “Stop monóxido de carbono” organizado pelo Colegio de Martilleros y Corredores Públicos Dto. Judicial Mar del Plata, na Argentina. O evento tem como objetivo discutir ações de enfrentamento aos acidentes por envenenamento por monóxido de carbono que, anualmente, causam centenas de mortes naquele país.

A programação do debate conta com as participações dos pesquisadores Elson Longo, Professor Emérito do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), e Miguel Ponce, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP) e também integrante do Centro.

O evento também contará com a participação do pesquisador Juan Andrés, professor da Universitat Jaume I (UJI), da Espanha, e importante parceiro do CDMF em pesquisas em áreas estratégicas.

Os pesquisadores do CDMF deverão abordar os esforços empregados para o desenvolvimento de sensores de gás que já se mostraram eficazes para aplicação em dispositivos de corte de gás em aquecedores domésticos. Os protótipos desenvolvidos tendo como base equipamentos de duas empresas japonesas do setor que se encontram em fase de negociação com o CDMF.

O desenvolvimento dos sensores e dispositivos é resultado de uma parceria entre instituições de Brasil, Argentina, Espanha e Itália, tendo como agências financiadoras a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e o Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha.

O evento também contará com falas de Eduardo Bucca, Diputado de la Nación , Analía Cortéz, professora da Universidad de Buenos Aires (UBA), e de Valeria Guíarratana, mãe de vítimas de intoxicação por monóxido de carbono.

A transmissão do debate será realizada na página do Colegio de Martilleros y Corredores Públicos Dto. Judicial Mar del Plata no facebook, disponível AQUI.

O debate também será retransmitido no facebook e no youtube do CDMF.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *